IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
SISTEMAS DE INDICADORES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- COMPARAÇÃO ENTRE APLICATIVOS GERENCIADORES
Paulo César de Abreu Vendramini 1 (paulo.cesar@vendramini.net)
(1. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - USP)
INTRODUÇÃO:
Podemos dizer que indicadores são parâmetros selecionados de um estudo, que podem ser considerados isoladamente ou combinados entre si para formar um novo indicador, e são usados para refletir determinadas condições dos sistemas analisados. Sistemas de Indicadores é um grupo de indicadores avaliados em conjunto, que ao mesmo tempo que agregam mais informações ao estudo também trazem uma maior complexidade de análise. Como complexidade tem se tornado uma respeitável idéia científica, onde freqüentemente vemos problemas não lineares, evolutivos e não totalmente previsíveis, e que simplificar o problema analisado em partes discretas pode produzir resultados errôneos, vem a ser de fundamental importância uma ferramenta que auxilie a manipulação de muitas variáveis, numa tentativa de se trabalhar com o máximo de índices possíveis que ajudem na análise do objeto de estudo. Algumas destas ferramentas são os aplicativos para gerenciar sistemas de indicadores.

Este trabalho apresenta uma comparação entre alguns aplicativos existentes no mercado que auxiliam o gerenciamento de sistemas de indicadores. Ele relaciona estes aplicativos informando a metodologia utilizada pelos mesmos, a sua forma básica de trabalho, o seu escopo de atuação, potencialidades e deficiências.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi a análise dos aplicativos selecionados, levando em consideração a capacidade dos mesmos em auxiliar pesquisadores no gerenciamento de sistemas de indicadores, fossem estes indicadores qualitativos ou quantitativos. Uma grade de requisitos foi construída baseada em necessidades advindas de estudos de casos reais, onde os pesquisadores informaram os problemas enfrentados, as dificuldades de manipulação de múltiplos indicadores, as deficiências das ferramentas utilizadas e as funcionalidades desejáveis num aplicativo deste tipo. Estas funcionalidades foram então divididas em grupos, o que facilitaria a análise. Não houve a preocupação de se dar pesos para estes requisitos ou grupos, bem como os softwares também não ganharam notas para cada item da grade elaborada. Mas buscou-se relacionar e avaliar como cada software se comportava em relação às informações obtidas junto aos pesquisadores. Uma pesquisa foi elaborada e enviada para as empresas fornecedoras dos softwares, e a resposta desta pesquisa foi a base de construção do comparativo.
RESULTADOS:
Como resultados obtidos do trabalho podemos destacar que os aplicativos para gerenciar sistemas de indicadores podem ser divididos basicamente em dois grandes grupos: os que têm a capacidade de gerenciar dados qualitativos e os que somente gerenciam dados quantitativos. A possibilidade de múltiplos atores com perfis de conhecimento e habilidades diferentes poderem atuar e interagir com o software também foi outra grande diferença encontrada. Enquanto alguns aplicativos tinham esta funcionalidade fazendo parte do seu núcleo central, em outros isto não era considerado. Outro grande ponto de diferenciação foi o viés financeiro, com alguns softwares tendo a preocupação de fornecer subsídios para que os usuários pudessem acompanhar os projetos também por este enfoque, levando em consideração, por exemplo, o financiamento de programas ambientais. A grande maioria dos aplicativos, no entanto, somente tinham como base do seu desenvolvimento fornecer facilidades para agrupamentos e análises estatísticas dos indicadores.
CONCLUSÕES:
Os softwares voltados para o gerenciamento de sistemas de indicadores estão no início do seu desenvolvimento. Como até mesmo o assunto central destes softwares é relativamente novo, eles não puderem se basear uma base de conhecimento suficientemente ampla donde pudessem tirar o que é ou não é necessário para um aplicativo deste tipo. Até mesmo os pesquisadores que utilizariam estes softwares ainda não são capazes de expressar claramente as funcionalidades necessárias para o seu trabalho. Entretanto muitos aplicativos estudados apresentam diversas características que muito auxiliam o trabalho de manipulação de um grande número de indicadores, o que faz deste tipo de ferramenta muito útil, se conhecida e selecionada adequadamente.
Palavras-chave:  indicador; ambiente; sustentável.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005