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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa | ||
O EMPREGO DOS MORFEMAS COMO RECURSO ESTILÍSTICO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS | ||
Zeneida Parente Alves Neta 1 (zeneidathalia@yahoo.com.br), Raquel Melo de Assis 1 e Graça Correa 1 | ||
(1. Curso de Letras, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.) | ||
INTRODUÇÃO:
A importância dos morfemas na composição do tecido lingüístico manifesta-se a partir das diversas combinações entre eles, resultando na elaboração dos vocábulos que, por sua vez, poderão figurar de maneiras distintas, se considerados em diferentes planos. No que tange à publicidade, o emprego dos morfemas apresenta-se como um relevante mecanismo para a eficaz elaboração e transmissão da mensagem. Justifica-se, portanto, a presente pesquisa devido à necessidade de uma maior compreensão e domínio dos recursos oferecidos pela Língua Portuguesa. Dessa forma, objetiva-se com este estudo abordar a relevância dos recursos estilísticos aplicados através de elementos morfológicos em textos publicitários e suas influências na composição da mensagem. |
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METODOLOGIA:
A priori, utilizou-se uma abordagem dialética, tendo em vista que, verificando-se a cada vez maior veiculação de propagandas publicitárias, analisou-se o destaque dado aos morfemas e demais recursos estilísticos na composição da mensagem, o que suscitou questões acerca da relevância e da influência desses mecanismos expressivos. Em seguida, optou-se por um estudo da língua em nível de estrutura, ou seja, sob a ótica estruturalista. Nessa análise, atentou-se para as relações sintagmáticas e paradigmáticas estabelecidas entre os elementos que compunham os períodos analisados quando da pesquisa. As fontes para o estudo foram oriundas de textos de propagandas publicitárias veiculadas em revistas nacionais publicadas nos últimos cinco anos, das quais foram selecionadas amostras que concentravam de maneira mais evidente o fenômeno alvo. Outra técnica de pesquisa utilizada foi a de documentação indireta em fontes secundárias, ou seja, pesquisa em publicações avulsas, periódicos, dissertações e teses sobre a morfologia, a estilística, a lingüística e a linguagem da propaganda. |
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RESULTADOS:
Com a presente pesquisa, verificou-se que a morfologia é a parte mais resistente da língua, a mais característica, aquela em que mais fortemente manifesta-se o sistema, a estrutura. No entanto, quando se tratou de classes de palavras, morfemas lexicais e gramaticais, derivação e composição, foi detectado o problema do emprego das formas flexionais, visto que este não se restringe à morfologia, mas penetra no domínio da sintaxe. Além disso, constatou-se, na análise dos textos publicitários selecionados, que o jogo semântico em torno das unidades mínimas significativas constitui característica determinante no que se refere à consolidação do estilo do autor, refletindo, por sua vez, na eficácia comunicativa e apelativa que permeiam tais construções. Assim, observou-se que o morfema é um potencial instrumento para alcançar o objetivo comunicativo pretendido pelo autor, propiciando a obtenção das metas publicitárias e a devida transmissão da mensagem. |
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CONCLUSÕES:
Apesar de alguns estudiosos da Língua Portuguesa não considerarem a existência relevante de uma estilística morfológica, no presente trabalho, entretanto, foi seguida a linha na qual seus aspectos morfológicos configuram como elementos extremamente importantes para a linguagem expressiva, devendo, portanto, ser estudados, ainda que permeados pela semântica e sintaxe. Dessa forma, estabelecida a relação entre as unidades mínimas significativas e as composições publicitárias, chegou-se a ponto de que a presença dessas unidades, ou seja, os morfemas têm importância fundamental em todos os campos que a língua permite (no caso em estudo: textos publicitários), pois ela fornece as formas para estabelecer e dar a conhecer na comunicação social as representações de um mundo objetivo e de um mundo interior. Sendo assim, observou-se ainda que constantemente os publicitários beneficiam-se em suas criações desses recursos morfoestilísticos de que dispõe a língua. |
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Palavras-chave: Estilística; Morfologia; Linguagem da propaganda. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |