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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
MAQUETE GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DO CEARÁ: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Francisca Costa Araújo 1 (fankyka@yahoo.com.br), Giselle Silva Rocha 1 e Ana Paula Pinho Pacheco 2
(1. Graduanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA; 2. Prof. Esp. do Curso de Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem da Geocartografia no Ensino Superior. Verificou-se como ocorre o diálogo interativo durante a ação mediadora na condução do ensino de Cartografia, averiguo-se a importância das representações cartográficas, especificamente da maquete, para o estudo do espaço geográfico. A maquete geomorfológica representa a relação entre as faixas de altitude, ordenadas no sentido crescente, experimentadas concretamente no terreno. Acredita-se que a maquete torna-se um recurso eficaz e de baixo custo, pois o uso do computador para a visualização da tridimensionalidade, além de ser alto custo não proporciona aos alunos a possibilidade de tocar e sentir o relevo, podendo apenas visualiza-lo. No entanto o projeto de construção da maquete geomorfológica do Estado do Ceará auxiliará as disciplinas do Curso de Geografia.
METODOLOGIA:
No primeiro momento deste trabalho, realizou-se uma síntese sobre a prática básica para a construção de maquetes. A pesquisa empírica foi realizada nos últimos anos, com alunos do primeiro ano do Curso de Geografia da UVA, Campus do Junco - Sobral-CE. A maquete Geomorfológica do Estado do Ceará foi representada usando-se como referência a carta do Estado na escala de 1: 500.000, ano de 1988, nas dimensões 1,20m x 1,00m sobre a folha de madeira compensada de 5mm de espessura. Utilizou-se folhas de isopor para a base da área total do Estado e para representar as elevações, com escala vertical de 1: 125.000. A primeira etapa constitui na retirada das curvas de nível em papel vegetal e em seguida tranportadas para o isopor através de folhas de carbono, a próxima etapa será recortar o isopor obedecendo as curvas de nível referente a cada camada. Posteriormente maquete será coberta com massa de vidraceiro que irá representar o relevo e tinta acrílica fosca. Ingressar no campo da linguagem quanto comunicação para construção da maquete geográfica enquanto representação cartográfica e explorou-se a mediação enquanto categoria de condução e comunicação pedagógica fundamentada em Vygotsky.
RESULTADOS:
Enquanto linguagem, a maquete possibilitou diminuir a distância entre os elementos de comunicação, estabelecendo-se melhor decodificação dos pontos, linhas, áreas e símbolos, principalmente em relação à tridimensionalidade e às perspectivas. A principal característica estrutural da maquete é a função de representar a realidade, com detalhes não vistos de outra forma de representação. Além disso, para se chegar à construção da maquete são necessários conhecimentos cartográficos. Nesse contexto o processo de ensino-aprendizagem resultou na construção e na produção de conhecimento geocartográfico, agregando conceitos de representação, passando por várias fases até a concretização da maquete.
CONCLUSÕES:
Após a construção da maquete destacou-se o desenho Estado do Ceará evidenciando a sua topografia irregular tornado-se visível a morfologia do Estado como: depressão, maciços , serras, etc. Com esta atividade ficou evidente o forte potencial do recurso didático que torna-se necessário para os alunos, pois este concretiza informações anteriormente abstratas.
Palavras-chave:  Cartografia; Ensino; Maquete.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005