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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 3. Cinema
HÁBITOS DE CONSUMO AUDIOVISUAL ENTRE ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO EM MATO GROSSO & A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA MATO-GROSSENSE
Diego Baraldi de Lima 1 (diegoblima@yahoo.com.br)
(1. Depto de Comunicação Social, Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
INTRODUÇÃO:
As Faculdades de Comunicação em Mato Grosso têm formado um grande número de profissionais de Publicidade e Radio & TV, e estes têm atuado na produção audiovisual local, inclusive na área cinematográfica. Apesar disso, muitos desses alunos ainda desconhecem os curtas-metragens produzidos em Mato Grosso com os incentivos oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Estadual n.º 5.893–A, de 12 de dezembro de 1991, publicada no Diário Oficial de 09 de janeiro de 1.992 e modificada pela Lei N.º 6.913, de 04/07/97 e pela Lei 7.042, de 15/10/98). Esta pesquisa investiga os hábitos de consumo entre o público formado por estudantes de comunicação em relação à produção cinematográfica mato-grossense, visando verificar de que forma este público tem ou não acesso a estes bens, bem como as formas com que gostaria de ter acesso a esta produção.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica proposta para este projeto foi baseada na pesquisa qualitativa e quantitativa. Na qualitativa, a fim de melhor contextualizarmos o cenário cinematográfico mato-grossense e interpretarmos os dados obtidos com a pesquisa quantitativa, foram entrevistados realizadores de curtas-metragens aprovados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura para apurarmos as principais dificuldades envolvendo a tríade produção-distribuição-exibição cinematográfica e as perspectivas do setor no mercado local. Na quantitativa, fizemos uma entrevista com 100 estudantes de Comunicação Social da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e UNIC (Universidade de Cuiabá) - 50% de questionários para cada instituição - para verificarmos os hábitos de consumo audiovisual desta amostra, bem como identificar como o público pesquisado deseja ter acesso aos curtas-metragens mato-grossenses.
RESULTADOS:
A pesquisa apontou que 59% dos entrevistados têm conhecimento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (a principal ação governamental em relação à produção cultural em Mato Grosso). Apesar disso, 61% dos entrevistados afirmou nunca ter assistido a nenhum dos cinco curtas-metragens realizados e lançados através dos benefícios da Lei, o que revela a falta de penetração do produto cinematográfico mato-grossense em relação ao público analisado. 96% dos entrevistados afirmaram desejar ter acesso à produção cinematográfica mato-grossense, sendo que as principais formas apontadas para o acesso a esta produção foram a disponibilização dos títulos em acervos de Escola ou Universidade, vídeo-locadoras e exibição em cinemas convencionais (antes da projeção de longas-metragens). Ao serem indagados em relação ao apoio governamental aos projetos relacionados ao cinema, 98% dos entrevistados reconheceram como fundamental o apoio do governo à produção audiovisual.
CONCLUSÕES:
A amostra pesquisada deseja ter acesso aos curtas-metragens mato-grossenses, mas este acesso somente acontecerá quando houver uma maior preocupação do governo para o estímulo à distribuição de cópias destes produtos para acervos, universidades e outras instituições onde o produto audiovisual possa estar em contato direto com seu espectador. Além disso, como foi apurado, os pesquisados manifestaram o desejo em encontrar os curtas-metragens mato-grossenses disponíveis em vídeo-locadoras. Isso colocaria os produtos audiovisuais locais em exposição, e o giro deste produto seria garantido com um mínimo de investimento. Os estudantes pesquisados mostraram a preocupação com o apoio governamental e estatal ao cinema, o que comprova que há uma clareza por parte dos entrevistados de que o cinema é uma atividade cara e que precisa contar com o envolvimento estatal para consolidar sua realização. Através da pesquisa qualitativa com os cineastas mato-grossenses, foi apontado que o governo estadual precisa criar outros mecanismos de incentivo ao audiovisual, de maneira a tirar esta categoria da dependência dos recursos da Lei de Incentivo, que não são suficientes para garantir a produção de longas-metragens, fator essencial para incluir Mato Grosso no panorama do cinema brasileiro.
Palavras-chave:  cinema; produção cinematográfica; leis de incentivo à cultura.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005