|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo | ||
UMA REFLEXÃO DE LEITURA & ESCRITA DO MUNDO: BIOPSICOÉTICA X INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO | ||
José Camelo Ponte 1 (cameloponte@uol.com.br) | ||
(1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; 2. Instituto Superior de Educação de Arujá - Iesa) | ||
INTRODUÇÃO:
A dinâmica lingüística é responsável por conduzir o conhecimento, daí a deficiência no aprendizado da língua vem impossibilitando alcançar um desenvolvimento adequado das diversas habilidades, visto que estas se condicionam na capacidade de se entender o que é dito, oralmente ou por escrito. As falhas na linguagem se transferem para as outras disciplinas, com danos irreparáveis na formação geral do educando. A motivação inicial para a educação passa pela necessidade de uma urgente revitalização da linguagem, de modo que ela se torne um instrumento objetivo de criação, pois a língua é social e é pela cooperação que a cultura se desenvolve. |
||
METODOLOGIA:
Pesquisa de campo realizada no ensino fundamental, médio e superior visando diagnósticar os processos de construção de conhecimento através da linguagem - enquanto afirmação do sujeito no mundo. |
||
RESULTADOS:
Foi possível mensurar que a interdisciplinaridade como processo pode contribuir na construção de novos conhecimentos. |
||
CONCLUSÕES:
As matrizes epistemológicas, axiológicas e ontológicas tornam-se claras sustentações para o desenvolvimento do educando e contribui para o aprofundamento do educador, ampliando seu universo e redimensionando a engenharia de conhecimento para uma nova comunidade escolar. |
||
Instituição de fomento: Instituto Superior de Educação de Arujá - IESA | ||
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Educação; Biopsicoética. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |