IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
UMA REFLEXÃO DE LEITURA & ESCRITA DO MUNDO: BIOPSICOÉTICA X INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO
José Camelo Ponte 1 (cameloponte@uol.com.br)
(1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; 2. Instituto Superior de Educação de Arujá - Iesa)
INTRODUÇÃO:
A dinâmica lingüística é responsável por conduzir o conhecimento, daí a deficiência no aprendizado da língua vem impossibilitando alcançar um desenvolvimento adequado das diversas habilidades, visto que estas se condicionam na capacidade de se entender o que é dito, oralmente ou por escrito. As falhas na linguagem se transferem para as outras disciplinas, com danos irreparáveis na formação geral do educando.
A motivação inicial para a educação passa pela necessidade de uma urgente revitalização da linguagem, de modo que ela se torne um instrumento objetivo de criação, pois a língua é social e é pela cooperação que a cultura se desenvolve.
METODOLOGIA:
Pesquisa de campo realizada no ensino fundamental, médio e superior visando diagnósticar os processos de construção de conhecimento através da linguagem - enquanto afirmação do sujeito no mundo.
RESULTADOS:
Foi possível mensurar que a interdisciplinaridade como processo pode contribuir na construção de novos conhecimentos.
CONCLUSÕES:
As matrizes epistemológicas, axiológicas e ontológicas tornam-se claras sustentações para o desenvolvimento do educando e contribui para o aprofundamento do educador, ampliando seu universo e redimensionando a engenharia de conhecimento para uma nova comunidade escolar.
Instituição de fomento: Instituto Superior de Educação de Arujá - IESA
Palavras-chave:  Interdisciplinaridade; Educação; Biopsicoética.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005