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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística | ||
ESTUDO DE CASO: UMA TENTATIVA DE LEVAR OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A REFLETIR SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL | ||
Vitorino José Barros da Silva 1 (vitorinuno@yahoo.com.br) | ||
(1. Depto. de Letras, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
Coordenamos nossas vidas através dos textos que utilizamos no nosso dia-a-dia. Estes textos não servem apenas para expressar pensamentos; por meio deles, agimos de diferentes formas dentro dos variados contextos dos quais participamos. Assim, para executarmos uma determinada ação dentro de uma situação típica, é normal que nos comuniquemos de maneira reconhecível, e tais textos reconhecíveis formam os chamados gêneros textuais. Não poderia ser de outra forma com os textos produzidos nas salas de aula de uma universidade, os professores e alunos agem, através dos diferentes tipos de textos, para alcançar seus respectivos objetivos. Neste trabalho, o estudo de caso será analisado como um dos gêneros textuais do sistema de gêneros utilizado em uma disciplina do segundo período do curso de administração de empresas. Buscamos entender as ações que são executadas através daquele gênero, com o qual os alunos parecem não terem tido grande contato antes de sua admissão à universidade. Por se tratar de um gênero relativamente novo para os alunos recém chegados à universidade, este trabalho pode ser útil para que alunos e professores universitários cheguem a um melhor entendimento sobre o que fazer e o que esperar quando trabalham com esta atividade textual. |
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METODOLOGIA:
Para entender qual a natureza e função social do estudo de caso, entre os vários gêneros que se encadeiam no sistema de gêneros dos quais os participantes (alunos e professora da Universidade Federal de Pernambuco no semestre letivo de 2004.2) da disciplina Teoria Geral da Administração 01 se utilizaram, foram realizadas vinte horas de observação etnográfica das aulas, que incluíram conversas e questionários escritos com a professora sobre o que ela esperava dos alunos ao submetê-los às várias atividades, especialmente o estudo de caso; e conversas com alunos sobre o que eles achavam que a professora esperava deles ao submetê-los a tais atividades; e, também, anotações sobre estas observações e conversas. Além disso, foram coletados os textos escritos e transparências, que serviram de base para as discussões nas aulas e para as respostas dadas nos estudos de caso; e estas respostas escritas pelos alunos. Confrontamos o modo como se elaboraram tais respostas e as repostas, em si, com os demais textos do sistema de gêneros da disciplina, a fim de ver quais são os gêneros que servem de preparação para seu desenvolvimento e quais gêneros são resultados de sua execução. Assim, com um entendimento sobre a rotina das aulas do curso, sobre a intenção da professora e dos alunos quando desenvolveram a atividade em questão, e sobre o relacionamento do estudo de caso com outros gêneros; pudemos traçar qual a função dele dentro da cadeira. |
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RESULTADOS:
Observou-se que os estudos de caso foram anunciados desde o primeiro dia de aula através do calendário da disciplina. A partir deste momento, vemos que um gênero textual preparatório já aparece para o desenvolvimento da atividade textual em questão. Entre outros gêneros preparatórios, poderíamos citar: a aula expositiva com o uso de transparências, os textos previamente designados para leitura e o debate em sala de aula sobre estas leituras. Percebeu-se que as atividades de estudos de caso sempre aconteceram no final de ciclos que se caracterizavam pela exposição e debate sobre um ou dois tópicos da ementa da disciplina. As respostas para os estudos de caso valeram parte da nota de ambas as unidades. A atividade, propriamente dita, consistia da descrição escrita de uma situação da vida empresarial seguida de uma série de perguntas, às quais os alunos deveriam responder depois de um debate em grupos. Estas respostas deveriam ser escritas, e entregues numa data determinada. Quando perguntada sobre a razão de submeter os alunos a atividades do tipo estudo de caso, a professora disse que tais exercícios ajudavam-nos a correlacionar a teoria discutida em sala de aula com a prática no mundo real das empresas e preparavam-nos para o campo de trabalho. A maioria dos alunos via os estudos de caso como mais uma atividade para a obtenção de notas para aprovação na disciplina, pela qual a professora checava se eles entenderam o assunto dado. |
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CONCLUSÕES:
Na cadeira observada, a partir dos resultados obtidos, poderíamos dizer que o estudo de caso é um gênero que serve para avaliar o desempenho dos estudantes, além de prover um valioso feedback para o professor de como eles estão recebendo o conteúdo que está sendo ministrado. Sendo o estudo de caso uma espécie de marcador de águas destes ciclos menores citados e tendo como preparação, para sua execução, vários outros gêneros orais e escritos; é importante notar que as respostas escritas dadas pelos alunos são resultado de leituras, de debates durante as aulas, e da discussão sobre a situação sugerida pelo exercício. Portanto, parece-nos que o gênero em questão, na verdade, mostra-se, como produto final, na modalidade escrita; mas que decorre, também, de gêneros orais, podendo ser citado como um exemplo que reforça a noção de que a fala e a escrita não estão numa relação dicotômica, mas que se correlacionam num continuum. Além do mais, vale ressaltar que o estudo de caso é uma atividade de formação profissional bastante interessante por ser um ponto de conexão entre a prática vivenciada dentro da universidade e a vivenciada no mundo dos negócios (ou outras áreas de conhecimento, se for o caso), dando, aos alunos, a oportunidade de refletir sobre o seu papel social como profissional, embora nem todos eles encarem a atividade desta forma. |
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Instituição de fomento: CNPq | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Estudo de Caso; Gêneros Textuais; Formação Profissional. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |