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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
ANALISE DAS SIGNIFICAÇÕES DAS MENSAGENS SIMBÓLICAS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2002.
Cláudis Maria Inácio Costa 1 (claudinha.max@bol.com.br), Viviane Emídio Monteiro 1, Maria Andrea Luz da Silva 2 e Francisco Horácio da Silva Frota 2
(1. Depto. de Ciências Sociais Aplicadas / Serviço Social , Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade , Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
Esse projeto se propõe a analisar a cobertura midiática dos principais candidatos à presidência na campanha de 2002. Durante esse período eleitoral, o grupo de Mídia e Política, vinculado ao Núcleo de Pesquisas Sociais da UECE (NUPES), realizou um monitoramento de quatro tipos de mídia: rádio, jornais, revistas e televisão, sendo a mídia televisiva o foco principal da referida pesquisa, visto que esse veículo se apresenta como um espaço de produção e difusão de sentido, com características bem específicas, pois de todos os veículos midiáticos ela consegue atingir um maior número de pessoas em um curto espaço de tempo. A proposta de pesquisa aqui exposta tem como objetivo central analisar o conjunto de significações da mensagem simbólica passada por cada candidato através das seguintes categorias: sons, cores, espaços, discursos. Todas essas informações irão manter um banco de dados sobre política, que estará disponível não só a pesquisadores no âmbito acadêmico, mas também àqueles que necessitem desses dados espalhados por diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de facilitar o seu trabalho prático. Além de contribuir para o debate acerca da influência da mídia sobre o processo eleitoral.
METODOLOGIA:
Durante o intenso período eleitoral de 2002 foram gravados os programas do TRE nos turnos tarde e noite. Esse material coletado durante a campanha eleitoral foi catalogado e está sendo analisado. Tal estudo é feito através da análise de discurso, fala, som, cores e espaços. Essas categorias permitem identificar o sentido não somente explicito, mas, sobretudo, implícito. Para realizar tal estudo, utilizou-se uma analise de discurso aprofundada nos moldes da hermenêutica de Thompson para a elucidação do conjunto de significações da mensagem simbólica de cada programa. Foram quatro os candidatos escolhidos para a realização do estudo: Lula (PT), Serra (PSDB), Ciro Gomes (PPS) e Garotinho (PSB). Destes foram retirados os temas de maior relevância para o cenário político e econômico do país, que são: saúde, emprego e renda, educação e segurança pública. Convém ressaltar a parceria realizada com o DOXA (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública). O monitoramento e as análises contaram com a participação de duas bolsistas da FUNCAP: Cláudia Costa e Viviane Emídio Monteiro, sob orientação de Horácio Frota e Andréa Luz.
RESULTADOS:
Esta pesquisa se limitou a analisar quatro temáticas principais inseridas nos programas eleitorais de cada candidato, são elas: emprego e renda, saúde, educação e segurança pública. Esse estudo forneceu subsídios necessários para constatar a importância dada a determinados assuntos dentro do discurso dos presidenciáveis. Durante o primeiro turno o candidato Lula (PT) abordou em seus programas todas as temáticas analisadas, não se detendo em umas em especial. Ciro Gomes (PPS) também explorou bem os espaços, tratando de todos os temas aqui estudados. Já o candidato José Serra (PSDB) centrou-se, no primeiro turno, em seu programa de governo “Segunda-feira” que se referia à geração de emprego e renda, deixando, assim, pouco espaço para outras categorias. Garotinho também se limitou no tema emprego e renda, colocando em foco o salário mínimo. Foi possível observar ainda o amplo uso do som como forma de memorização do nome e número dos candidatos, assim como uma maneira de aguçar a emoção do eleitor, como foi o caso do candidato Lula (PT) que explorou em seus programas a utilização de videoclipes nos quais imagens, sons e letras apelavam para a emoção do telespectador.
CONCLUSÕES:
Nas eleições de 2002, foi possível verificar que a mídia televisiva pode agir de maneira decisiva no processo eleitoral democrático do país. O espaço do Horário Eleitoral Gratuito foi bem utilizado por aqueles que mostraram de maneira bem didática as propostas de governo, como foi o caso do candidato Lula (PT). Os programas eleitorais foram construídos com o intuito de atender às necessidades do eleitorado no tocante à emoções e sentimentos dentro da lógica eleitoral . Em alguns momentos os espaços dos programas foram utilizados para trocas de acusações entre os candidatos, como fizeram os candidatos José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PPS) , o que diminuiu o espaço para a apresentação das propostas. Com isso está sendo possível constatar que a mídia televisiva a cada eleição firma-se como veículo de extrema influência na escolha, por parte do eleitorado, de seus candidatos.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Campanha Eleitoral; Análise de discurso; Mídia televisiva.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005