IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS – LIMITES E CONTRIBUIÇÕES
SANDRA MARIA LOPES MONTEIRO 1 (Msandra2asa@aol.com) e MARIA ELEUSA MONTENEGRO 1
(1. Curso de Pedagogia/ – FACE/ Centro Universitário de Brasília – UniCEUB)
INTRODUÇÃO:
Atualmente fala-se muito em formação continuada e as Secretarias de Educação estão empenhadas em fazer cumprir a Lei de Diretrizes e Bases–LDB 9394/96, que prevê a graduação para os professores do ensino fundamental–Séries Iniciais. Pretende-se com os resultados contribuir para análise de cursos dessa natureza e verificar como os cursistas estão aplicando na prática, a teoria adquirida no curso, definindo melhorias para o processo educativo.
Deverão ser identificados as contribuições e os benefícios que cursos dessa natureza promovem para o sucesso do processo ensino–aprendizagem,como também, apresentar dados que demonstrem se a formação continuada está contribuindo para que o professor perceba-se como um profissional com capacidades e habilidades de promover mudanças sociais, através de sua ação docente.
Participaram dessa pesquisa professores cursistas que atuam no ensino fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal, em atendimento à lei citada.
A finalidade desta pesquisa foi analisar as contribuições que o curso de Pedagogia–Formação de Professores para as Séries Iniciais, têm proporcionado para o ensino público, apresentando subsídios que possam contribuir para a reflexão sobre cursos de formação continuada.
O objetivo dessa pesquisa foi verificar como os alunos estão percebendo as contribuições teóricas do curso de Pedagogia para a prática pedagógica do seu cotidiano, em um processo de construção histórico e social.
METODOLOGIA:
Foi utilizada para este trabalho a Pesquisa Qualitativa, do tipo Estudo de Caso Etnográfico, uma vez que foi realizada em uma instituição educacional que é local de estudo e de trabalho das pesquisadoras, e que também teve como interesse descrever e analisar dados relacionados à aplicação dos conhecimentos apreendidos à prática pedagógica de seus alunos, mais que a comprovação numérica dos dados.
Participaram desse trabalho alunos-cursistas do curso Pedagogia Nota 10, da FACE/UniCEUB, da primeira turma ingressante ao curso, tanto do período matutino quanto vespertino. Foram pesquisados 23 (vinte e três), em torno 2 (dois) alunos por turma.
O instrumento utilizado para obtenção dos dados da pesquisa foi um questionário semi-estruturado que se trata de um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, e que foram respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.
RESULTADOS:
Para a organização, análise e discussão dos dados foram utilizadas as seguintes categorias: Caracterização da clientela; Atuação como docente antes do ingresso na graduação; A falta da educação continuada; Mudanças que a graduação proporcionou na vida pessoal e profissional; Contribuição dos conhecimentos adquiridos no curso; A relação teoria-prática; Obstáculos encontrados na articulação teoria-prática; Maiores contribuições do curso; Maiores problemas enfrentados durante o curso; Planos acadêmico-profissionais; Sugestões para melhoria do curso; e Observações realizadas.
Na análise dos dados foi detectada a satisfação por parte da maioria dos cursistas com o curso de Pedagogia, pois, segundo eles, a graduação deu-lhes segurança para resolver problemas educacionais, permitindo-lhes acesso aos conhecimentos necessários à prática pedagógica, que facilitaram criar alternativas para a solução dos seus problemas.
Embora os cursistas pesquisados demonstraram estabelecer uma relação da teoria adquirida com a prática, eles afirmaram encontrar limitações para a execução desta relação em sua prática pedagógica, uma vez que, na maioria dos casos, existe resistência das instituições em que atuam, em aceitar a aplicação dos novos conhecimentos. No entanto, esses professores procuram usar as teorias aprendidas na graduação para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos por eles atendidos.
CONCLUSÕES:
Dentre as conclusões apresentadas destaca-se a mudança que a graduação proporcionou na vida profissional e pessoal dos cursistas, uma vez que os professores demonstraram avanço em sua forma de pensar, gerando autonomia profissional e pessoal na tomada de decisões.
O curso também contribuiu para o surgimento de novas amizades, que possibilitaram a troca de experiências; com a vivência e a utilização de novas metodologias pedagógicas; para uma análise mais acurada dos problemas enfrentados na escola; e para a busca de soluções de forma mais organizada e segura, pedagogicamente.
Portanto, os resultados obtidos na pesquisa, mostram que o curso tem contribuído com a prática pedagógica do professor da escola pública, favorecendo melhor atendimento aos alunos que conseqüentemente cumpre o seu na sociedade.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação Continuada; Pedagogia; 1. Formação de Professores.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005