IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social
ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS:ELEMENTOS CONCEITUAIS
Suany Clise Cutrim Froz 1 (suanyzorf@yahoo.com.br) e Josefa Batista Lopes 1
(1. Departamento de Serviço Social - UFMA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resulta do sub-projeto de pesquisa “A função das Organizações Não-governamentais na Construção de Alternativas ao Neoliberalismo no Brasil”. Partimos da observação de uma significativa confusão existente entre sujeitos atuantes na organização da luta social em torno do significado de ong’s e movimento social, considerando a identidade e as diferenças entre estes protagonistas da organização da sociedade civil contemporânea. Pretendemos identificar e analisar os elementos de identidade e de diferenciação existentes entre ong’s e movimento social tendo em vista que a confusão pode levar a dificuldades metodológicas e históricas. Nosso objetivo é contribuir para o conhecimento crítico sobre os conceitos de ong’s e movimento social.
METODOLOGIA:
Levantamento dos conceitos de ONG’s e Movimentos Sociais presentes na literatura elencando suas diferenças, semelhanças e relações, através da análise textual de obras de autores que discutem os conceitos de ONG’s e de Movimentos Sociais.
RESULTADOS:
Dentre os elementos identificados, especificamente das análises da obra de Maria da Glória Gohn, encontramos dois eixos fundamentais de diferenciação: a forma de organização e os objetivos. Com esta indicação verificamos que as ONG’s são organizações da sociedade, organizadas sob a forma de uma instituição da sociedade civil, que se declara sem fins lucrativos, com o objetivo de lutar e/ou apoiar causas coletivas, tendo como público-alvo os setores carentes financeiramente, envolvidos em processos de dominação. Já os Movimentos Sociais são ações sociopolíticas, construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferenças classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica, que podem contribuir para o desenvolvimento ou não da sociedade civil. Pelas ações que desenvolvem na sociedade verificamos que ONG’s e Movimentos Sociais, para além dos conceitos consagrados na literatura, são expressões do movimento dialético da sociedade como parte da categoria Sociedade Civil onde ocorrem as relações entre os organismos de participação política que, por sua vez, são dotados de inúmeras contradições, assim como os seus elementos. Na contemporaneidade ONG’s e Movimentos Sociais vêm assumindo função relevante no processo de construção de alternativas na sociedade; em particular, destacam-se as lutas no enfrentamento ao neoliberalismo; e isso é um fato comum.
CONCLUSÕES:
Concluímos que as diferenças são aparentemente tênues, todavia são de grande relevância, destacando-se, em particular, a institucionalização e o financiamento das ONG’s.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Conceito; ONG´s; Movimentos Sociais.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005