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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 3. Psicolingüística
A (RE)CATEGORIZAÇÃO METAFORICA E METONIMICA DA PERSONAGEM CAPITU, DO ROMANCCE DOM CASMURRO, DE MACHADO DE ASSIS.
Francisca Eliane Dias de Carvalho 1 (valdelicev@yahoo.com.br)
(1. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ - SEDUC)
INTRODUÇÃO:
A (re)categorização, que é um dos processos de referenciação, é utilizada como estratégia textual-discursiva para a construção dos sentidos. No tocante à referenciação, alguns autores como Koch (1997, 2002), Koch & Marcuschi (2002), Marcuschi (1998, 2000) e Cavalcante (2003) abordam a questão do papel indispensável da (re)categorização na construção de sentidos de quaisquer textos/discursos. O presente trabalho, na perspectiva da referenciação, limita-se à recategorização metafórica e metonímica, a partir dos espaços mentais de acordo com Fauconnier (1994). Dessa forma, nos propusemos a analisar, à luz da Lingüística Textual, com enfoque para a Semântica Cognitiva, como se dá a (re)categorização metafórica e metonímica, a partir dos espaços mentais, na construção de uma das personagens centrais, a saber, a personagem Capitu, da obra Dom Casmurro , de Machado de Assis. Optamos por esta obra, pela sua grandiosidade e riqueza de pormenores, pela maneira diferenciada de como esse escritor constrói lingüístico-cognitivamente suas personagens, através dos já citados processos lingüísticos cognitivos.
METODOLOGIA:
Os processos metodológicos que nortearam a análise dos dados constam: na primeira parte da fundamentação teórica, dos conceitos de texto, discurso e contexto, baseados nos princípios da Lingüística Textual; na segunda parte da fundamentação teórica, da descrição dos conceitos de referenciação no que diz respeito à (re)recategorização, baseados também nos princípios da Lingüística Textual; na terceira, dos conceitos dos processos cognitivos, baseados na semântica cognitiva a partir dos processos de criação dos espaços mentais, delimitados à metáfora e à metonímia; na última parte, composta da análise da personagem Capitu, a partir da ativação cognitiva dos espaços mentais, delimitados à metáfora e metonímia conceptuais.
RESULTADOS:
Durante o processo de análise dos dados, em relação à (re)categorização metafórica e metonímica, no tocante à construção da personagem Capitu, constatamos que: na primeira parte do romance, a presença marcante desses dois processos de (re)categorização; na segunda parte do romance, a ausência dos mesmos processos de (re)categorização. Constatou-se, também, que a construção da personagem é feita mais pelo processo cognitivo metonímico do que pelo processo cognitivo metafórico. E, por fim, a construção da personagem central Capitu dá-se de forma indireta, ou seja, a construção da personagem não se dá por ela própria, mas pela ótica do personagem-narrador.
CONCLUSÕES:
Como conclusão, esta pesquisa apresenta que os processos cognitivos metafóricos e metonímicos, construtores dos espaços mentais, serviram para apresentar, textual-discursivamente, a referenciação da personagem Capitu de forma disfórica, corroborando para que a memória discursiva do leitor seja ativada negativamente, através de traços lingüísticos.
Palavras-chave:  Psicolinguistica; Semantica-cognitiva; (Re)categorização metaforica/metonimica;; Espaços mentais..
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005