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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
A CONCEPÇÃO DOS GESTORES/ADMINISTRADORES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA
Roberta Zacché Iglesias 2, 3 (rozacche@bol.com.br) e Maria Elizabeth Barros de Barros 1, 2
(1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.; 2. Nucleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Políticas - NEPESP/UFES.; 3. Programa de Educação Tutorial - PET -Psicologia,SESU/UFES.)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa visou analisar a aceitação dos gestores/administradores das Secretarias de Educação dos Municípios da Grande Vitória/ES quanto à formação de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa (CAP) na rede pública de ensino que está em curso. A CAP é constituída por trabalhadores que se organizam para avaliar seu próprio trabalho, com o objetivo de identificar as situações adoecedoras nos estabelecimentos escolares e, assim, viabilizar mudanças nessa organização do trabalho, criando ambientes de trabalho saudáveis. Visamos, com essa pesquisa, analisar a aceitação dos atuais gestores/administradores quanto à instituição da CAP nos municípios da Grande Vitória, uma vez que a constituição de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa nas escolas pode colocar em questão a forma como esses administradores têm conduzido suas ações nessas secretarias.
METODOLOGIA:
A estratégia metodológica utilizada foi observação participativa nos encontros da CAP que se formou nas escolas da Grande Vitória e realização de entrevista semi-estruturada com os gestores/administradores das Secretarias de Educação dos Municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória). A observação do processo de constituição da CAP nos ofereceu um rico material de análise e foi a base para a elaboração do roteiro de entrevista para os secretários de educação e diretores de escolas. Num segundo momento, realizamos as entrevistas com os administradores/gestores, que foram gravadas e transcritas. Finalizamos o trabalho com a análise dos dados obtidos nas entrevistas e no relato dos educadores participantes da CAP.
RESULTADOS:
Constatamos, inicialmente, a inexistência de políticas e programas de formação nessas Secretarias voltados para a saúde dos professores. Na avaliação de alguns gestores/administradores, a constituição da CAP pode ser uma boa estratégia para a produção de saúde nas escolas. No entanto, essa posição estava acompanhada de afirmações que responsabilizavam os professores pelo aumento do índice de adoecimento nas escolas. Outro dado relevante refere-se ao fato de atribuírem à CAP um caráter ‘técnico’ que não deveria ser ‘contaminado’ por reivindicações políticas. Havia sempre um receio dos gestores quanto ao uso dos saberes gerados na pesquisa cotidiana do próprio ambiente de trabalho, que poderiam ser uma arma poderosa para interferir na administração em curso nas secretarias. Alguns gestores afirmaram que a CAP poderia ser utilizada como um instrumento de denúncia e, não, um dispositivo que pudesse constatar problemas e propor soluções à Secretaria. Outra preocupação expressa referia-se à utilização dos dados da pesquisa da CAP pelo Sindicato do Professores para fazer oposição aos secretários de educação.
CONCLUSÕES:
A partir dessa pesquisa podemos concluir que, de forma geral, os secretários de educação da Grande Vitória têm interesse em apoiar programas direcionados a produção de saúde dos docentes que não tenham conotação ‘política’. Os gestores fazem uma distinção entre aspectos técnicos e políticos das ações da CAP e condicionam o apoio das Secretarias a ações desprovidas de objetivos políticos/partidários. Durante o processo de pesquisa uma importante parceria já foi estabelecida com uma secretaria de um dos municípios, onde a CAP já está em processo de constituição. O receio inicial de alguns gestores vem se transformando em confiança no trabalho desenvolvido pela CAP e no estabelecimento de parcerias mais efetivas entre as secretarias de educação e os trabalhadores/professores das escolas para que se produzam mudanças na organização do trabalho nas escolas de forma que a produção de saúde seja a tônica do cotidiano das escolas na Grande Vitória.
Instituição de fomento: Secretaria de Ensino Superior - SESU
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  saúde; educação; Comunidade Ampliada de Pesquisa.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005