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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia | ||
DIÁSPORA NEGRA E REVISÃO DA MODERNIDADE | ||
Matheus Gato de Jesus 1 (matheusgatodejesus@hotmail.com), Regimeire de Oliveira Maciel 1, Saulo Machado Gomes 2 e Carlos Benedito da Silva 1 | ||
(1. Depto, de Sociologia e Antropologia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA; 2. Depto, de Filosofia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA) | ||
INTRODUÇÃO:
O conceito de modernidade está muitas vezes vinculado a uma história e dimensões institucionais exclusivamente ocidentais, como capitalismo, industrialismo, Estado-Nação, a racionalidade do controle das informações e supervisão social. O conceito de diáspora negra desvelando trajetórias de deslocamneto identitário, sistemas comunicativos trans-atlânticos, pretende uma revisão política e epistemológica dos referenciais que até então caracterizam a modernidade, visualizando um conjunto de experiências subalternas (transculturação, crioulização, escravidão e etc.) percebidos sob a égide da idéia de tradição. |
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METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa foi feito o levantamento de bibliográfico de autores que tem a modernidade como tema tal com Habermas (2000), Giidens (1990), Berman (1986), Bauman (1999) que pautam seus argumentos sob referenciais filosóficos e históricos ocidentais e autores que tratam o tema sob a luz do conceito de diáspora ou tendo em vista as experiências subalternas de estilo de vida como Bhabha (2003), Hall (2003), Gilroy (2001), Chatterjee (2004) visando um diálogo crítico entre as diferentes perspectivas. |
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RESULTADOS:
Percebemos que as teorias baseadas na noção de diáspora negra – na medida em que buscam a ruptura da idéia de uma solidariedade mecânica negra e da idéia fixa de tradição, autenticidade e identidades primordiais – propõem em contrapartida uma alternativa que possibilita uma nova interpretação do espaço moderno vislumbrando nesse horizonte conceitual as populações negras dispersas no mundo inteiro que interagem e permutão elementos sócio-culturais que constituem parte de seu modo de vida na modernidade. |
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CONCLUSÕES:
Com este trabalho conseguimos entrever que a dicotomia modernidade\tradição não serve como guia para se perceber a dinâmica sócio-cultural das diversas experiências de sujeitos negros no mundo contemporâneo e que o conceito de Diáspora se insere num contexto acadêmico onde as condições de um efetivo trabalho analítico requerem a realização de uma política do conhecimento. |
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Palavras-chave: Diáspora Negra; Modernidade; Tradição. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |