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G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia | ||
UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE OS SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS DO GRUPO O ARRAIAL DO PAVULAGEM, EM BELÉM/PA. | ||
Wilcléa da Costa Lima 1 (wilclealima@yahoo.com.br) e Samuel Sá 2 | ||
(1. Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Pará; 2. Departamento de Metodologia, Universidade Federal do Pará) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como proposta identificar os símbolos utilizados pelo Grupo O Arraial do Pavulagem, na cidade de Belém/Pará, procurando assim verificar qual a relação entre sagrado e profano nesta manifestação. Para isso, verificou-se a necessidade, no primeiro passo, de abordar a origem do referido grupo e neste segundo passo buscou interpretar significados simbólicos que acompanham a apresentação do grupo. Há entre eles as influências de religiosidade amazônica. Eles adaptam algumas manifestações populares da área rural da região do salgado paraense, como a cidade de São Caetano de Odivelas e também a Marujada Bragantina, que serviram de inspiração para a criação de modelo de evento conhecido como Arrastão da Alegria, devido à rota de apresentação do grupo no mês de junho em comemoração às festividades juninas pelas ruas de Belém, além das festividades desdobramentos em fevereiro, com o carnaval, e outubro, no Círio de Nazaré. |
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METODOLOGIA:
Tendo em vista a obtenção de conhecimento sobre a simbologia utilizada pelo Grupo O Arraial do Pavulagem, realizou-se levantamento bibliográfico sobre cultura, símbolo e significado. Preliminarmente, o trabalho de campo ocorreu no segundo domingo de junho, que é momento onde se iniciam as apresentações; posteriormente, acompanham o Arrastão desde a “escadinha do Ver-O-Peso” à Praça da República, nos dias 13, 20 e 27 de junho de 2004, com o propósito de observar a simbologia e como ela representa o lado regional. Foram realizados dois tipos de entrevistas: uma foi feita com um dos membros mais antigos para obter informações gerais sobre o grupo, com o objetivo de compreender a sua formação e as influências que sofreram de outras festividades do da área rural do Pará; e a outra foi informal, na qual o assunto central do trabalho teve um direcionamento para os símbolos e adereços usados pelos integrantes do grupo e a relação destes com a festa. |
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RESULTADOS:
O Grupo Folclórico O Arrarial do Pavulagem teve a sua manifestação reconhecida frente à população em 1987, devido aos constantes encontros que eram realizados na Praça da República, especificamente em frente ao Teatro Waldemar Henrique por amigos que “adoravam” cantar músicas regionais. Como ao longo dos domingos o público estava crescendo, Ruy Baldez, um dos fundadores do grupo, resolveu fazer um percurso em volta da Praça da República, centro de Belém, onde observou a integração de um boizinho “na tala”, que passou a fazer parte daqueles encontros. Mais tarde, passaria a tomar conta das ruas de Belém, com elementos que foram trazidos de outras festas regionais, como a de São Caetano de Odivelas e da Marujada Bragantiva, para montar o Arrastão da Alegria, nome dado ao percurso feito pelo grupo. Entre os símbolos mais importantes usados pelo grupo, destacam-se os chapéus, as fitas e os mastros. Observou-se a integração livre e espontânea das pessoas com esses adereços da festa que são usados pelo grupo, como expressão da religiosidade local. Assim, o que se conquistou com este estudo foi o começo do conhecimento do que representa os símbolos usados nas manifestações do Grupo O Arraial do Pavulagem como cultura popular. Eles procuram usar e preservar o significado de elementos que fazem parte de uma realidade rural revivida em meio urbano. |
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CONCLUSÕES:
Estudar o grupo em questão significou: a) conhecer a origem do grupo, b) buscar a interpretação dos símbolos utilizados por eles durante os arrastões no mês de fevereiro, junho e outubro em Belém, como chapéus, fitas e mastros, bem como a relação que estes irão estabelecer entre duas classes de gêneros opostas, que tem a ver como significado destes para um tipo de calendário religioso oficial e folclórico e o profano que é a incorporação destes em festividades públicas. Constatou-se que esta manifestação resulta de miscigenação das culturas européia, afro-brasileira, indígena que através dessa mistura possibilitou a formação da cultura popular paraense, inspiração para a criação do que hoje conhecemos como O Arraial do Pavulagem. Desta forma, buscou-se compreender uma das muitas manifestações culturais do Pará, valorizando uma tradição de símbolos e a incorporação de novos elementos que representam o seu folclore e que ajudam a conhecer as peculiaridades da região. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Cultura Popular; Símbolos; Significados. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |