IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
VARIABILIDADE EM PLANTAS DE Heteropteris aphrodisiaca O. MACH
Maria de Fátima Barbosa Coelho 1 (coelhomf@terra.com.br), Elke Bezerra 2, Carla Spiller 1 e Murillo Luchese 1
(1. Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, FAMEV / UFMT; 2. Faculdade de Agronomia / UNIVAG)
INTRODUÇÃO:
O nó de cachorro (Heteropteris aphrodisiaca O. MACH.) é uma das espécies nativas do cerrado e pantanal mato-grossense que é utilizada tradicionalmente nas debilidades nervosas, doenças venéreas, males oftálmicos, males uterinos, como depurativa, anti-desintérica, e afrodisíaca. Nas raízes estão presentes polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcaloides saponinas,, glicosídeos favônios, glicosídeos aromáticos simples e glicosídeos cardiotônicos. A obtenção de raízes de nó de cachorro ocorre por extrativismo nas populações naturais, tanto para a elaboração dos fitoterápicos como para subsidiar estudos fitoquímicos e farmacológicos, colocando estas populações em risco de extinção. Informações sobre o comportamento da espécie em cultivo são necessárias para auxiliar o processo de domesticação. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar uma população de plantas em condição de cultivo através da massa seca da parte aérea e da raiz.
METODOLOGIA:
Durantes os meses de junho e julho de 2002 foram identificadas e marcadas diversas plantas com frutos em desenvolvimento em populações de H. aphrodisiaca em Santo Antonio do Leverger-MT. Os frutos foram envolvidos com sacolas de filó para evitar a dispersão das sementes e sua coleta foi realizada de agosto a setembro. A semeadura foi feita em setembro em caixas tipo gerbox preenchidas com areia e mantidas em germinador na temperatura de 25°C. Aos trinta dias após a semeadura as plântulas emergidas foram transferidas para sacolas de polietileno preenchidas com o substrato terra preta e casca de arroz carbonizada na proporção de 1:1, as quais foram mantidas em casa telada com sombrite a 70%, e irrigadas diariamente. Quando as plantas apresentaram 6 a 8 folhas, em fevereiro de 2003, foram plantadas em local definitivo no espaçamento de 1,0 X 0,5m, numa área experimental de solo arenoso, irrigado quando necessário. Em setembro de 2004, após dois anos de semeadura, 487 plantas foram coletadas com o sistema radicular intacto, e separadas em parte aérea e raízes para secagem em estufa com circulação de ar forçada, durante 48 horas a 60°C. Determinou-se a massa seca da parte aérea e da raiz de cada planta em gramas e calculou-se as estatísticas descritivas dos dados obtidos.
RESULTADOS:
A massa seca de raiz variou de 1,0g a 80g com média 19,9g, desvio padrão 12,7 e variância 160,7. A massa seca da parte aérea variou de 1,0g a 145,0g com média 13,3g, desvio padrão 16,4 e variância 270,3. O coeficiente de correlação de Spearman entre parte aérea e raiz foi 0,74 e significativo ao nível de 1% de probabilidade.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que nos dois anos após a semeadura, o crescimento das plantas de foi lento e a produção de massa seca de raízes e da parte aérea variou muito entre as plantas, indicando que há variabilidade genética na população estudada. A seleção de plantas com maior produção de raízes poderá ser feita utilizando como critério a maior produção de biomassa da parte aérea.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT
Palavras-chave:  nó-de-cachorro; planta medicinal; H. aphrodisiaca.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005