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C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL ADVOGADO OTÁVIO AMORIM EM CAMPINA GRANDE/PB; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO BAIRRO
Iaponira Sales de oliveira 1 (iapobio@yahoo.com.br), Patricia Carvalho de Aquino Ramos 1 e Monica Maria Pereira da Silva 1
(1. Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB)
INTRODUÇÃO:
O processo de industrialização volta-se prioritariamente para a geração de lucros, desconsiderando questões primordiais referentes ao meio ambiente. Existe preocupação com a produtividade e lucro, descuidar-se, porém, da gestão dos recursos ambientais e dos resíduos gerados. O descuido em relação à gestão dos resíduos sólidos compreende um dos principais problemas que exigem soluções imediatas, por desencadear vários impactos ambientais, os quais interferem na ciclagem da matéria, no aproveitamento da energia, na qualidade de vida e conseqüentemente na sustentabilidade ambiental. Na Escola Municipal Lafayete Cavalcante em Campina Grande/PB, a exemplo do que vem acontecendo mundialmente, os resíduos sólidos consistem em um dos seus principais problemas, para os quais soluções são estudadas desde 1998 através da realização de Educação Ambiental de forma contínua e permanente e da implantação da gestão integrada de resíduos sólidos. A gestão integrada de resíduos sólidos constitui um conjunto de alternativas que visa reduzir e/ou eliminar os impactos ambientais negativos decorrentes da falta de gestão dos resíduos sólidos. Este conjunto compreende: coleta seletiva, compostagem, horta escolar, oficinas de reciclagem e reutilização, mobilização para elaboração da agenda ambiental escolar e processo contínuo de Educação Ambiental na escola. Os vários benefícios identificados a partir deste processo nesta escola, motivou a ampliação da gestão integrada de resíduos sólidos para outra escola municipal situada no mesmo bairro: Escola Municipal Otávio Amorim. Para iniciar o processo de gestão é indispensável quantificar e qualificar os resíduos gerados na escola, pois a partir destes dados é elaborado o modelo de gestão adequado à escola. Logo, os objetivos deste trabalho foram: caracterizar os resíduos gerados na Escola Municipal Otávio Amorim, na cidade de Campina Grande/PB; observar o acondicionado e destino dados a estes resíduos e determinar modelo de gestão de resíduos.
METODOLOGIA:
Este trabalho retrata uma pesquisa participante, realizada no período de agosto de 2004 a fevereiro de 2005, na Escola Municipal Advogado Otávio Amorim, no bairro das Malvinas, Campina Grande/PB. A caracterização dos resíduos gerados na escola seguiu a mesma metodologia aplicada à Escola Municipal Lafayete Cavalcante, a qual consistiu em durante três semanas consecutivas e em dias alternados coletar todos os resíduos produzidos na escola. Na primeira semana os resíduos foram coletados na segunda-feira, na segunda na Quarta-feira e na terceira na sexta-feira. A cada dia de coleta, os resíduos foram pesados em sua totalidade e depois separados de acordo com a sua classificação e pesados mais uma vez, porém selecionados. A média dos três dias de coleta representa a quantidade de resíduos gerados na escola diariamente. Para a avaliação das condições de acondicionamento e do destino dado aos resíduos gerados na escola foi utilizado como instrumento de pesquisa a observação participante. No sentido de discutir a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos foram realizados encontros mensais com as educadoras, servidoras, e educandos e educandas; como também com os pais e mães. Nestes encontros foram aplicadas dinâmicas de sensibilização e apresentados os resultados da pesquisa.
RESULTADOS:
De acordo com a caracterização, a escola produz diariamente 9,3kg de resíduos, resultando num total mensal de 204,6kg, sendo encaminhado em sua totalidade ao lixão da cidade, sem nenhuma seleção prévia e o acondicionamento na escola ocorre de forma inadequada, haja vista o pouco número de coletores, o tipo e sua má distribuição. Do total produzido, 31,2% correspondem aos resíduos orgânicos, 26,9% papéis, 23,6% não recicláveis e 18,3% plásticos. Estes dados revelam que com a implantação da gestão integrada de resíduos sólidos haverá a redução da quantidade de resíduos que chega ao lixão, em torno de 76,40% e este percentual através do processo de sensibilização tende a aumentar, diminuindo assim de forma significativa a quantidade de resíduos que chega ao lixão.

Para a implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, serão necessários 56 coletores distribuídos: 18 coletores de cor vermelha para o plástico, 15 de cor azul para o papel e dois de cor marrom para os resíduos orgânicos. Estes devem comportar 15 litros e sem tampa, para serem distribuídos em 10 salas de aula, coordenação, sala de vídeo, sala dos professores, sala da direção, cantina, depósito de merenda, e dois almoxarifados. Serão também distribuídos 12 coletores de cor cinza para os não-recicláveis de 15 litros para contemplar os 11 banheiros e o almoxarifado de limpeza presentes na escola. Entretanto não será necessária a presença deste tipo de coletor nas salas de aula, devido ao número desprezível de produção de resíduos não recicláveis produzidos naquele ambiente. Para os resíduos de madeira serão confeccionados 11 caixinhas de papelão de cor preta para madeira provindas dos lápis grafites e dos palitos de fósforo da cozinha; dois conjuntos formados por três coletores cada, nas cores vermelha, azul, e marrom para contemplar o corredor de entrada da escola e o pátio, sendo coletores de 50 litros com tampa. E dois coletores de cor azul e vermelha de 50 litros para armazenar os resíduos de papel e de plástico que serão posteriormente comercializados. Os resíduos orgânicos selecionados serão encaminhados ao processo de compostagem, o adubo resultante será utilizado na horta e na farmácia viva já implantada na escola; parte dos resíduos de papel e de plástico será utilizada em oficinas de reutilização e reciclagem e outra parte será comercializada gerando recursos financeiros para escola. Os resíduos de madeira, pontas de lápis e palitos de fósforo serão usados em oficinas. Apenas os resíduos não recicláveis terão como destino o lixão da cidade, uma vez que a mesma não conta com aterro sanitário.
CONCLUSÕES:
A observação do destino e acondicionamento dados aos resíduos, a análise da percepção ambiental e concepção de resíduos sólidos, o início do processo sensibilização e discussão do modelo de gestão de resíduos sólidos que será adotado na escola, iniciará o processo de gestão integrada de resíduos sólidos na escola, que representa importante estratégia, no sentido de motivar mudanças de atitudes e de percepção. Pois, a comunidade escolar reúne considerável número de cidadãos e cidadãs que deve atuar e propiciar transformações na sociedade. Além de induzir a inserção da dimensão ambiental no currículo escolar, fato que efetiva a Política Nacional e Estadual de Educação Ambiental e o Artigo 225 da Constituição Federal. Enfim, é preciso garantir a continuação da vida e da nossa história.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Gestão Integrada; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005