IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AS LEIS DE NEWTON SOB UMA FISSÃO HISTÓRICA
Janilson dos Santos Coelho 1 (coelhofisico@bol.com.br)
(1. Depto. de Física)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho trata dos conceitos relativos ao movimento dos corpos mais conhecidos de toda a história filosófica e científica, desde a Grécia Antiga ao início da Idade Moderna, tendo Aristóteles como grande sábio grego de sua época passando por John Philoponus, Nicole Oresme, Nicolaus Copernicus, Johannes Kepler, René Descartes, Galileu Galilei dentre outros até chegar ao homem que no início da idade Moderna revolucionou todo o meio científico, e que ainda hoje é tido por muitos como um herói, Issac Newton com as leis e fundamentos desenvolvidos por este acerca do movimento dos corpos. Apresentando os conceitos, críticas e o reconhecimento devido ao autor das leis definidas pelo mesmo, entretanto não deixando de reconhecer os grandes sábios que o antecederam ou “gigantes” como o próprio Newton certa vez se referiu, seria praticamente impossível para ele ou qualquer mente humana chegar às conclusões que o mesmo chegou.
Temos aqui também uma oportunidade de concisamente tratarmos da revolução cientifica que teve início com Copernicus e tem sua consolidação com Newton, tal revolução que vem trata simplesmente da libertação ou rompimento das idéias escolásticas e da dominação da Igreja Católica e de outras religiões sobre parte da produção científica.
Tendo como objetivo neste trabalho mostrar que o conhecimento é algo sistemático, gradativo e que as ciências só avançam quando são deixados de lado dogmas religiosos ou não.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e sobre os grandes sábios que trabalharam com o mesmo focalizando como a história de vida de cada autor interferiu em sua produção científica.
Discutiram – se algumas informações e idéias com professores e colegas da Universidade Federal do Maranhão e de outras Instituições.
RESULTADOS:
Foi possível se ver e perceber o quanto a história da Ciência é necessária e o quanto ela é descartada pelos professores. Mas, é interessante fazer alusão ao interesse de alguns alunos e de alguns professores, mais o programa das disciplinas e das matérias não permitem que o professor der uma boa abortagem histórica sobre o conteúdo que está sendo ministrado.
Se tem uma supresa entre alunos e professores quando a história dos conteúdos são relatados a estes.
CONCLUSÕES:
Percebe – se que o conhecimento é transmitido de forma dogmática e muitas vezes equivocadas, pois os alunos são levados a acreditar que os grandes sábios do passado construíram todas as suas teorias sem precisar de conhecimentos e conceitos de seus antecessores e está visão domina todos os níveis do conhecimento em nosso país, infelizmente.
Apesar de não se interessarem muito sobre este tipo de pesquisa por não ter um retorno financeiro satisfatório ou mesmo nenhum, as pessoas gostam e admiram esse tipo de trabalho.
Considerar a história dentro do conhecimento científico e muito importante e em especial das áreas exatas, pois isto lhe ensina como sistematizar seu conhecimento, como superar seus medos e preconceitos e facilitar a compreensão dos conceitos estudados.
Portanto, percebe - se que está realidade pode ser mudada.
Palavras-chave:  Conceitos; Histórico; Personagens.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005