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H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A VIA-SACRA DOS SENTIDOS NA LITERATURA POPULAR
Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro 1 (clrpg@universiabrasil.net) e Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin  2
(1. Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP/FCLAR; 2. Depto. de Lingüística e Pós graduação em Lingüística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAR)
INTRODUÇÃO:
Na década de 60, particularmente na França, havia, no escopo das ciências humanas, uma inquietude e uma desconfiança nos paradigmas tradicionais que se demonstraram extremamente produtivas, o que se materializou no surgimento de um sem número de teorias, cujas preocupações giravam em torno do fenômeno da linguagem humana. Foi o tempo áureo do Estruturalismo, um conjunto heteróclito de tendências que, sob diferentes perspectivas epistemológicas, (pre) ocupavam-se com a construção/constituição dos sentidos dos textos, ou seja, com a interpretação. Uma das teorias, que adotava a produção de sentidos como interesse fundamental era a Semiótica desenvolvida pelo chamado Grupo de Paris, constituído em torno de A.J. Greimas Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese da Teoria Semiótica Greimasina, analisando o percurso gerativo de sentido de um folheto de cordel, verificando os mecanismos pelos quais o texto constrói discursivamente a representação do Padre Cícero e como se efetivam, por meio dos temas e das figuras os contratos de veridicção, ou seja, como o texto constrói suas verdades, no sentido de obter a anuência do destinatário. O trabalho veste-se de importância ímpar, à medida que toma uma importante teoria da linguagem como ponto fulcral de compreensão de um universo tão vasto e tão rico quanto a literatura de cordel do Nordeste.
METODOLOGIA:
Por se tratar de um trabalho de Semiótica, cuja base é lingüística, o corpus do trabalho constitui-se do folheto de cordel “Homenagem ao Padre Cícero no seu Sesquicentenário”, do poeta Francisco Matêu, selecionado do arquivo do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, editado nesta cidade em 1994, por ocasião do sesquicentenário de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. De acordo com a Semiótica Greimasiana, todo texto possui uma dimensão de narratividade, com base num percurso gerativo de sentido, que se compõe de três níveis: a) o nível fundamental, onde se verificam, numa oposição de base, categorias tímicas embuídas de valores: euforia (valor positivo) e disforia (valor negativo); b) o nível narrativo, momento em que ocorrem as transformações de estado do Sujeito da enunciação e c) o nível discursivo, onde os temas presentes no nível fundamental são revestidos por figuras, tornado possível o acesso às representações sociais presentes nos textos. No intuito de não tornar a análise exaustiva, procedemos, de forma sintética, apenas a título de ilustração da teoria, o percurso gerativo de sentido, no tocante às camadas fundamental e narrativa. Enfatizamos a análise na camada discursiva, nos aspectos que consideramos mais significativos: a questão das representações, principalmente, na sua dimensão retórica.
RESULTADOS:
Ao analisar o percurso gerativo do sentido do folheto em tela, verificou-se que o par opositivo, no nível fundamental ocorre entre os valores de diplomacia x brutalidade, sendo o primeiro assumido como valor eufórico e o segundo como valor disfórico. O Padre Cícero é figurativizado como símbolo maior da diplomacia, cujo tema é semanticamente revestido por figuras expressas nas formas verbais: “conseguiu unir as forças dos coronéis do Sertão; “deu valia para o beato e o Caldeirão”. No nível narrativo, o Padre Cícero aparece como o sujeito dotado da competência modal: saber fazer, querer fazer e poder fazer, o que faz com que opere a transformação de estados. No nível discursivo, o tema da diplomacia é figurativizada como paciência, astúcia, coragem, sabedoria, esperteza, capacidade. Ainda no nível discursivo, o mecanismo pelo qual o texto constrói o seu contrato fiduciário de veridicção, o seu fazer-crer, é opondo defesa versus acusação da diplomacia. Primeiro, construindo a qualificação do Sujeito pelo paralelismo semântico: “Moisés no Egito, Sansão e os filisteus, Aiatolá no Irã, Padre Cícero em Juazeiro”; e em segundo lugar, pela desqualificação do discurso dos opositores do Padre Cícero: A Igreja Católica “oficial”: A igreja sempre (...) condenou nosso padrinho; de forma indefinida: “Chamaram o Padre Cícero de Coronel de Batina”, utilizando-se metaforicamente do discurso militar: “Só se baixaram a patente dessa pessoa tão fina, pois ele é um general do exército celestial”.
CONCLUSÕES:
Por meio da análise do percurso gerativo de sentido do folheto em tela, concluímos que a Teoria Semiótica Greimasiana, devido à sua base lingüística, de forte matiz estruturalista, considera que o processo de construção/constituição dos sentidos ocorre numa perspectiva imanentista (os sentidos estão no interior do próprio texto), mediante a análise dos três níveis: fundamental, narrativo e discursivo. Assim sendo, ficou demonstrada, de acordo com o que se propôs o trabalho, a vitalidade desta teoria para a compreensão dos fenômenos concernentes à interpretação, principalmente no que diz respeito à literatura do folheto de cordel, gênero textual de caráter narrativo e de extrema importância no contexto sócio-cultural da região Nordeste. Assim, mesmo sendo uma teoria de base estruturalista, mas por considerar a dimensão da narratividade como o simulacro do fazer transformador do homem sobre o mundo e, no nível discursivo, pelo fato da questão do revestimento figurativo dos temas estar diretamente ligado às representações sociais, historicamente constituídas, é, pois, possível, fazer uma inflexão nos aspectos sócio-histórico-ideológicos, acoplando-os à análise estritamente textual, o que ficou demonstrado por meio da análise dos mecanismos retóricos, de veridicção, das representações do Padre Cícero no folheto de cordel, um personagem controverso e polêmico na história, não só religiosa como política da região do Cariri e do Nordeste.
Instituição de fomento: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Palavras-chave:  Percurso Gerativo do Sentido; Semiótica Greimasiana; Literatura Popular.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005