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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ARGUMENTAÇÃO E INTERAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS: O USO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Lidiane de Morais Diógenes 1 (lidi@ufrnet.br) e Gilton Sampaio de Souza 2
(1. Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.; 2. Depto. de Letras, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.)
INTRODUÇÃO:
Com esta pesquisa, pretendemos analisar a argumentação em artigos científicos, na área de Letras, tendo como principais objetivos, verificar a ocorrência de operadores argumentativos nestes textos e as funções que tais operadores desempenham neste gênero textual. Tal interesse é justificado quando consideramos que a linguagem existe na interação social, e que esta se caracteriza pela argumentatividade. Quando utilizamos o discurso (dotado de intencionalidade), desencadeamos relações de poder e influência sobre nossos interlocutores. O discurso científico, por sua vez, pode ser considerado como um fazer persuasivo, no sentido de que os índices de impessoalidade e neutralidade, características deste tipo de discurso, como ressaltam alguns teóricos, são mecanismos argumentativos utilizados com a finalidade de provar sua legitimidade e veracidade. Destacamos como uma das principais preocupações para esta pesquisa, o entendimento, por parte dos usuários da linguagem, do poder que esta pode desencadear nos mais diversos ambientes de interação. E acreditamos que os operadores argumentativos, enquanto mecanismos lingüístico-discursivos, são indispensáveis às práticas discursivas dos textos de divulgação científica.
METODOLOGIA:
Tivemos como bases teóricas os estudos de Bakhtin (1995, 1997), Koch (2002, 2003), Geraldi (2000), Maingueneau (1993), Vogt (1980) e Brandão (2000). Nesta pesquisa, utilizamos o método de investigação científica hipotético-dedutivo, com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Temos como principal hipótese para este trabalho a colocação de que os operadores argumentativos são indispensáveis às práticas discursivas dos textos de divulgação científica. A forma como os produtores de artigos científicos usam a linguagem para influir sobre seus interlocutores aparece como problema central para esta investigação. O nosso corpus é constituído de artigos científicos retirados de revistas da área de Letras e Lingüística (UNICSUL e UNILETRAS). Selecionamos tais textos, observando os que traziam em sua apresentação a denominação artigo, ou melhor, que se auto-determinavam artigos científicos, o que nos permite trabalhar a argumentatividade em textos que podem ser incluídos nos discursos de divulgação científica.
RESULTADOS:
Ao analisarmos o uso dos operadores argumentativos, pudemos constatar, mesmo limitadamente, o grau de persuasão que os textos carregam e inferir sobre o poder que tais textos podem desencadear sobre seus receptores. Verificamos o papel de tais marcas lingüísticas na “intenção de persuadir”, veiculada pelos textos. Podemos observar, de forma clara, que os operadores mais utilizados nos artigos científicos enfocados foram aqueles que contrapõem argumentos orientados para conclusões contrárias, mais especificamente o “mas”. Ressaltamos que tais “operadores” desencadeiam grande influência na força argumentativa de nossas produções, já que contribuem para que possamos articular nossas idéias, e assim possamos utilizar a língua, no processo de interação social, de forma mais eficiente e significativa.
CONCLUSÕES:
Com os resultados, comprovamos que os operadores argumentativos são indispensáveis às práticas discursivas de um gênero como o artigo científico, já que os operadores contribuem para a seqüência lógica das idéias no texto, para a intensificação e ampliação de termos e conceitos, enfim, para que os produtores possam persuadir seus interlocutores. Acreditamos que, com este trabalho, contribuímos para que os usuários da linguagem possam entender melhor o poder argumentativo desta, vista enquanto atividade sócio-interacional, e possam utilizar essas estratégias em seus discursos, persuadindo seus interlocutores, efetivando sua intencionalidade enquanto produtores de textos argumentativos.
Palavras-chave:  interação social; operadores argumentativos; artigos de divulgação científica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005