IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
QUEM GANHA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS?
Penélope Medeiros Filgueira Burlamaqui 1 (penelopeburlamaqui@hotmail.com), Jaqueline Cordeiro Lima Vitorino 2 e Gilcélia Batista de Góis 3
(1. Graduando do Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi-MC; 2. Graduando do Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi-MC; 3. Prof. Ms do Deparatmento de Administração, Faculdade de Ciências e tecnologia Mater Christi-MC)
INTRODUÇÃO:
A responsabilidade social tem sido um tema recorrente na atualidade, tanto nas ciências sociais como nas ciências naturais. Precisamente as grandes empresas vêm adotando essa prática. Na economia globalizada que envolve o preceito básico de uma competitividade cada vez mais acirrada e da exigência de um consumidor mais consciente e atento, muitas empresas perceberam que, para serem bem-sucedidas, precisam se envolver no desenvolvimento das comunidades onde atuam. É através da cidadania empresarial, com ações estruturadas em diversas áreas (educação, saúde, cultura, promoção social, meio ambiente, desenvolvimento social) que as organizações vêm praticando o seu papel social com o objetivo de Conhecer quais as vantagens da aplicabilidade da responsabilidade social realizada por estas empresas, objeto do nosso estudo.
METODOLOGIA:
Para consecução deste trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica em livros e revistas (Exame, Você S. A, Carta Capital Especial) e debates em sala de aula (graduação) escolhemos dez empresas, particularmente as primeiras colocadas numa pesquisa realizada pela revista exame 2004.1
RESULTADOS:
Percebemos que mesmo considerando os interesses particulares e implícitos desta prática, a mesma tem trazido resultados significativos para as classes mais pauperizadas.
CONCLUSÕES:
Por um lado à responsabilidade social pode ser percebida como um instrumento de gestão e de ampliação da competitividade da empresa, ajudando a tornar sua imagem, seu produto e sua marca reconhecidos perante a comunidade. Mas, significa também uma forma de exercício a cidadania e da ética por parte das empresas e de seus funcionários, enquanto agentes do desenvolvimento das regiões em que atuam.
Instituição de fomento: Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Palavras-chave:  Responsabilidade Social; Cidadania Empresarial; Promoção Social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005