IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
BIODANÇA COM IDOSOS: UMA RENOVAÇÃO EXISTENCIAL
Bárbara Pereira d'Alencar 1 (barbara-alencar@uol.com.br) e Maria Manuela Rino Mendes 2
(1. Depto. Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Depto. Enfermagem Fundamental e Especializada, EERP, Universidade de São Paulo - USP)
INTRODUÇÃO:
O objetivo principal desta pesquisa foi compreender o significado da Biodança para um grupo de oito idosos dentre os quinze que compõem o grupo de Biodança do SESC de Fortaleza – Ceará – Brasil. . O critério de seleção foi freqüentar regularmente o grupo pelo tempo mínimo de um ano e concordarem em conceder entrevista e serem observados durante a prática da Biodança.
METODOLOGIA:
O método de investigação caracterizou-se como uma etnografia, por recorrer à observação participante por longo período, registrada em diário de campo, associada a entrevistas em profundidade. O trabalho de campo teve a duração de um ano e nove meses, com freqüência semanal no ambiente do estudo, constituído por um grupo de convivência, que utilizava como estratégia metodológica a Biodança, que tem como referencial imediato a vida, e é definida por seu criador Rolando Toro, como um sistema de integração e desenvolvimento humano, orientado para o estudo e a expressão das potencialidades humanas induzidas pela música, pela dança, por exercícios de comunicação em grupo e vivências integradoras. As entrevistas foram analisadas pelo método de análise de narrativa com base em Paul Ricoeur, o “filósofo do sentido”.
RESULTADOS:
Na busca do significado da Biodança para os idosos, o processo de análise e interpretação revelou que na reconstrução do cotidiano, sua prática melhora as condições de saúde, por aumentar o ímpeto vital e a vontade de viver; ajuda os idosos a sentirem-se inseridos no mundo, em sintonia com a Natureza e propicia a vivência com autonomia, indo em busca de projetos existenciais. É um mecanismo de enfrentamento das dificuldades, que estimula a busca da liberdade; amplia o círculo de relacionamentos, promovendo a acolhida e a solidariedade; e estimula a mudança de comportamento diante da vida. Neste sentido, a Biodança promove a renovação existencial dos idosos. Com este estudo, busquei respostas para minhas indagações sobre a representação dessa atividade em suas vidas.
CONCLUSÕES:
Vejo a contribuição que a enfermagem poderia dar, rumo ao envelhecer saudável, enquanto cuidado solidário preconizado por Boykin, Schoenhofer, Bettinelli e Watson. Pretendo dar continuidade a esse trabalho, que venho desenvolvendo há dezoito anos, como um tipo especial de busca em que proponho convalidar a Biodança como uma estratégia que poderia ser utilizada pelos enfermeiros no processo do cuidado humano, objetivando a prevenção de doenças e promoção da saúde dos idosos.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  Biodança; Idosos; Renovação existencial.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005