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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial | ||
A HIPERATIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE DO SUCESSO ESCOLAR | ||
Celina Amélia da Silva 1 (celinaamelia1@starmedia.com), Eline Siqueira da Conceição 2, Francisca Shirley Figueiredo dos Santos 2, Jeiel Maira Lucena da Silva 3 e Rosilene Pereira de Meneses 2 | ||
(1. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências - UEMA; 2. Aluna do Curso de Especialização em Ensino de Ciências - UEMA; 3. Professora Orientadora - UEMA) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho investigativo aborda a problemática do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) como um fator preponderante do sucesso escolar, tendo como objetivo auxiliar os professores a enfrentar o desafio de uma prática pedagógica voltada para o atendimento das necessidades de aprendizagem de seus alunos, em especial aqueles que apresentam o TDAH, favorecendo uma postura positiva do professor diante da problemática e facilitando a aprendizagem significativa em uma escola integradora. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (1994), a característica fundamental do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade), "é um padrão persistente, que é mais freqüente e severo que o tipicamente observado em individuo, com nível comparável de desenvolvimento". Os sintomas da hiperatividade, como a impulsividade ou a desatenção, devem estar presentes antes dos sete anos de idade.Pessoas com TDAH, geralmente apresentam todos os sintomas menscionados, porém com diferentes graus de intensidade. |
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METODOLOGIA:
O diagnóstico teve dois momentos: no primeiro contactou-se com os professores informando-os sobre o problema, o objetivo da pesquisa, colocando os pontos cruciais para a observação das crianças, durante uma semana, obtendo-se os seguintes resultados: agitação de mãos e pés, remexendo-se constantemente na cadeira (90% ); dificuldade de permanecer sentado, quando requerido (86%); esperar sua vez em jogos ou situações de grupo (93%); dificuldade de brincar silenciosamente (90%);\. Além disto, constatou-se através de pesquisa documental que 76% dos alunos observados e suspeitos de TDAH, 53% eram alunos repetentes Participaram da pesquisa, alunos com perfil hiperativo e professores que atuam em três escolas públicas de Caxias (MA) no segmento de 1a. a 4a. série, perfazendo um total de 12 professores pesquisados e 30 alunos observados. Os dados coletados foram tabulados e analisados criticamente para juntamente com a pesquisa bibliográfica, servir de embasamento à elaboração de uma Proposta Metodológica, voltada para aqueles que desejam melhorar o rendimento escolar de alunos, considerados hiperativos ou de difícil capacidade de concentração atenção. |
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RESULTADOS:
A investigação demonstrou que embora o TDAH afete uma grande parcela da população e que existe um considerável acervo científico sobre o tema, os professores continuam com dificuldades em diagnosticar precocemente o aluno portador desta síndrome, contribuindo para um nível de desenvolvimento psico-intelectual, inferior, ao seu potencial de aprendizagem. Como forma de intervir positivamente na problemática investigada, sugeriu-se que os professores planejem e executem atividades cooperativas, tais como: especificar os objetivos instrucionais tendo em vista os métodos cooperativos; selecionar os grupos de trabalho em função da idade, dos meios e da capacidade do aluno em participar de atividades cooperativas; levar em conta a heterogeneidade do grupo; dispor a classe de forma que os membros do grupo possam compartilhar e trocar materiais e idéias; observar as interações com objetivo de conhecer os problemas encontrados para trabalhar em grupo; intervir como conselheiro, na resolução de problemas do grupo; avaliar os trabalhos do grupo, do ponto de vista global e em relação a cada um dos seus membros; em casos especiais, procurar ajuda de psicólogos e especialistas da área. |
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CONCLUSÕES:
Almeja-se que esta investigação científica, contribua para um trabalho docente mais criterioso, com o intuito de minimizar as dificuldades de relacionamento professor/aluno, no que se refere ao processo ensino-aprendizagem, envolvendo crianças suspeitas de serem portadores do TDAH. |
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Palavras-chave: Hiperatividade; TDAH; Sucesso escolar. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |