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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
ACULTURAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FUSÃO ENTRE EMPRESAS
Fátima Regina Ney Matos 1 (fneymatos@yahoo.com.br) e Joysinett Moraes da Silva 2
(1. Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; 2. Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
INTRODUÇÃO:
O processo de aculturação ocorre quando culturas diferentes entram em contato continuamente, o que favorece mudanças nas culturas antes existentes e predominantes em cada uma das organizações. Neste processo há uma difusão da cultura, ou seja, os elementos ou traços característicos de uma cultura encontram-se com os de outra e através desses contatos, respeito e aceitação entre culturas diferentes, pode haver um intercâmbio de elementos culturais, que vão se interpenetrando e dando origem a uma nova cultura, com elementos das culturas iniciais. O objetivo deste trabalho foi analisar as alterações ocorridas na fusão entre a empresa cearense Seawear e a empresa australiana Oceanview, bem como os traços que foram difundidos e estão originando a cultura da nova empresa, a Atlanticbeach, resultante do processo de fusão. A relevância deste trabalho é verificar como convivem duas culturas organizacionais com significativas diferenças, quais traços serão suplantados, quais permanecerão, os possíveis motivos de sua sobrevivência e quais serão amoldados e gerarão a cultura organizacional da Atlanticbeach. Deve-se ressaltar que, para que as mudanças ocorram e gerem uma nova cultura é imprescindível motivar a participação dos funcionários, atenuando as resistências às mudanças.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo de caso na empresa Atlanticbeach, localizada em Fortaleza e fabricante de roupas esportivas, recém-nascida da fusão entre a Seawear e a Oceanview. O estudo foi de natureza qualitativa, sendo priorizada a observação sistemática com observador oculto, caracterizado por Bruyne e outros (1977, p. 212) como aquele que mantém uma "relação face a face durável e não-ativa (ver, escutar, compartilhar) com o ambiente estudado". O universo da pesquisa foi formado pelos setecentos funcionários da Atlanticbeach, remanescentes das empresas formadoras. Foi escolhida uma amostra não-probabilística, composta por funcionários intencionalmente selecionados, remanescentes da Seawear e da Oceanview, conhecedores da história da empresa e possuidores de informações relevantes para elucidação do objeto de estudo. Como instrumento de coleta foi utilizada a entrevista semi-estruturada, com perguntas predeterminadas e possibilidade de abertura para novos assuntos. Esse tipo de entrevista proporciona respostas comparáveis e compreensão aprofundada dos dados obtidos.
RESULTADOS:
O processo de aculturação organizacional entre a Seawear e a Oceanview vem ocorrendo de forma saudável e com resultados positivos. A Seawear cedeu à nova empresa maior número de funcionários (90%) e as instalações fabris, o que levou a especular-se sobre a predominância da cultura da Seawear. Traços positivos de uma e de outra empresa estão sendo incorporados à nova cultura. Em relação ao modo de vestir-se no ambiente de trabalho, na Seawear, todos usavam um estilo de vestir-se mais formal. Os funcionários da Oceanview trabalhavam com roupas mais informais, tipo bermudas. Os funcionários da Atlanticbeach trabalham, em sua maioria, de bermudas, ou seja, um costume predominante na Seawear foi suplantado e a nova empresa caracteriza-se pela informalidade no vestuário, hábito mais adequado inclusive às condições climáticas locais. A cultura da nova empresa, através do processo de aculturação, vem se caracterizando pela informalidade nas relações e nas comunicações, sendo notória a diminuição dos níveis hierárquicos, valores também trazidos pela cultura da Oceanview. A Seawear cedeu para a nova cultura um marketing atuante, ousado e agressivo e uma maior adaptabilidade a ambientes de risco, característica de empresas brasileiras (Hofstede, 1984). O processo de aculturação vem se caracterizando por resultados comportamentais e mercadológicos positivos.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a fusão está acontecendo com ganhos e que o desenvolvimento de uma nova cultura foi algo que inicialmente trouxe algum desconforto e resistência, mas as dificuldades foram superadas com a perspectiva de trabalhar em um empreendimento de sucesso. Os produtos da Atlanticbeach vêm apresentando um estilo mais moderno e uma linha mais descontraída, adaptando-se aos costumes locais. Neste processo de aculturação organizacional, culturas diferentes cederam valores, ritos, costumes e normas e os funcionários estão aprendendo e tirando o máximo proveito. Cessadas as resistências à mudança, os funcionários estão comprometidos com o processo, pois as mudanças que estão ocorrendo vem trazendo benefícios significativos. A nova cultura organizacional buscou o melhor das duas culturas formadoras em prol da vantagem competitiva. A Atlanticbeach vem valorizando os aspectos positivos das culturas originais, valorizando o potencial de seus funcionários e procurando criar uma cultura aberta a novas oportunidades de mercado, gerenciando marcas de sucesso, que é o foco de seu negócio e, embora a Seawear tenha cedido 90% dos funcionários para a nova empresa, tem-se observado, em muitos aspectos, a predominância da cultura da Oceanview, a empresa australiana, principalmente por esta ser mais adequada ao estilo do produto comercializado (surfwear).
Palavras-chave:  Cultura Organizacional; Fusão Empresarial; Aculturação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005