IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UM ESTUDO DOS VALORES ADOTADOS PELOS ALUNOS NAS DUAS REDES DE ENSINO: PÚBLICA E PARTICULAR EM ARACAJU
Wilma Porto de Prior 1, Alice Molina Viera Lins 2, Ana Luiza Matos Lopes 2, Anne Emilie Souza de Almeida 2, Carolina Barreto Garcez 2 e Manuela de Aragão Santos 2
(1. Orientadora / Profa. Dra. do Depto. de Educação e da Pós Graduação NPGED da UFS; 2. Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe - UFS)
INTRODUÇÃO:
Os sociólogos admitem que os valores são fatos sociais importantes, suscetíveis de estudo e análise científica, quando o investigador assume uma postura neutra diante deles. Todas as coisas que possuem importância para a sociedade, ou seja, aquilo que ela atribui um valor, torna-se parte do objeto estimado, seja uma norma, uma posição social ou qualquer outra coisa, e pode ser considerado como um tipo de valoração social. A escola, como parte da sociedade, também classifica valores e repassa-os, influenciando e moldando o comportamento dos alunos. Mas será que há alguma diferença quanto à escola pública e a privada no que diz respeito aos valores defendidos e em voga na sociedade? A presente pesquisa tem por objetivo: estudar os valores sociais adotados por alunos de escola pública e particular, averiguando quais valores se encontram disseminados entre os alunos nas duas redes de ensino.
METODOLOGIA:
Para a realização dessa pesquisa foram escolhidas intencionalmente duas escolas sendo uma da rede pública e a outra da rede privada de ensino, tendo em vista responder os objetivos listados. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da 1ª, 2ª, e 3ª séries do ensino médio, aos quais foram aplicados questionários de modo a obter informações que permitissem sua caracterização e a explicitação dos valores por eles assumidos. O pressuposto norteador do trabalho era de que esses valores seriam diferenciados segundo as redes de ensino.
RESULTADOS:
Apurados os dados verificou-se que os valores sustentados pelos alunos das redes pública e particular não eram divergentes. Analisando a distribuição dos jovens segundo a instrução dos pais, observou-se que os pais da rede particular de ensino que possuem uma formação de 3º. Grau enquanto que os pais da rede pública possuem em sua maioria instrução apenas de 2º. Grau. Dos cinco valores mais freqüentes como família , respeito, justiça, solidariedade e honestidade destacam-se os (23,2%) do valor família e os (22,1%) do valor respeito, enquanto que os valores menos freqüentes foram inesperadamente Fama (0,8%) , Beleza (0,8%) e Cidadania (3,8%).
CONCLUSÕES:
A nossa hipótese era de que os estudantes da rede pública de ensino adotariam valores diferentes em relação aos da rede particular. Porém, através da análise dos questionários, percebeu-se que os valores assumidos nas duas redes de ensino foram semelhantes. Portanto, a escola, seja ela pública ou particular, mantém certos valores fundamentais para a sociedade, independentemente do tipo de classe social a que pertencem. Um fator que poderia contribuir para a escolha dos mesmos valores seria o processo de globalização que tende a homogeneizar tanto a realidade social quanto a realidade cultural, da qual fazem parte as questões relacionadas à ética e à moral. Acredita-se também a atuação da media possivelmente seria um dos fatores contribuintes, pois em seu conteúdo têm elevado valores como solidariedade, justiça e respeito.
Instituição de fomento: Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave:  Valores; Educação; Escola.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005