IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE E MANEJO GEOAMBIENTAL DAS NASCENTES DO ALTO RIO ACARAÚ: SERRA DAS MATAS - CE.
Ernane Cortez Lima 1 (ernanecortez@electus.com.br) e Edson Vicente da Silva 2
(1. Departamento de Geografia, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Ceará - UFC)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise e manejo ambiental das nascentes do alto curso do rio Acaraú, localizado no Maciço Residual da Serra das Matas, região oeste do Estado do Ceará, compreendendo uma área de 142,63Km2. Neste estudo, procurou-se contextualizar a área da pesquisa, através da análise dos atributos do sistema geoambiental (geologia, geomorfologia, clima, recursos hídricos, solos, vegetação e fauna) e as formas de uso e ocupação da terra utilizando como ferramenta básica o sensoriamento remoto, através de processo digital de imagens de satélite Landsat 7. A partir do diagnóstico obtido, definiram-se as potencialidades, problemas e limitações da área em estudo, bem como foram sugeridas medidas de manejo ambiental que possam ser viabilizadas juntamente ao poder público e às comunidades locais. Dessa forma, a pesquisa pretende ser um instrumento que possa realmente colaborar de forma efetiva com a gestão pública municipal da região.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa está fundamentada metodologicamente na análise geossistêmica que tem suas bases teóricas justificadas na Teoria Geral dos Sistemas. Foram analisados os componentes do sistema geoambiental e processos atuantes. Os componentes foram analisados segundo as relações de causas e efeitos buscando determinar fragilidades e resistências do ambiente às ações humanas. A compartimentação da unidade geossistêmica do Maciço Residual da Serra das Matas, na qual se inserem as nascentes do rio Acaraú, foi delimitada em função das inter-relações e interdependência de elementos de “potencial ecológico” (rochas, relevos, condições climáticas e hidrológicas) e os fatores de “exploração biológica” (solos,vegetação e fauna), destacando-se as diversidades internas, como os geofácies e os geótopos. A representação cartográfica das unidades geossistêmicas foi baseada na hierarquia compreendida nas unidades inferiores de BERTRAND (1969), representados na escala de 1:100.000 e 1:50.000. A análise ecodinâmica do geossistema e geofácie foi realizada com base em critérios de TRICART (1977).
RESULTADOS:
A pesquisa realizou um estudo integrado das condições e dinâmicas ambientais, das nascentes do alto rio Acaraú, diagnosticando as principais potencialidades naturais e seus desequilíbrios ambientais, de forma a propor um plano de manejo ambiental. Através de mapas temáticos foram identificadas e delimitadas as principais unidades geoambientais considerando sua dinâmica e suas condições atuais. Por meio da análise geoambiental, efetuou -se uma setorização espacial da área em estudo enfocando-se as condições morfoestruturais e morfopedológicas, relacionadas com os demais aspectos geoambientais. E por fim o trabalho propõe alternativas de zoneamento para área em estudo visando a otimização de uso de seus recursos naturais, a preservação de seus ambientes naturais e a mitigação dos efeitos de impactos ambientais.
CONCLUSÕES:
Através do presente trabalho de pesquisa foi possível verificar níveis variados de deteriorização do meio ambiente , juntamente com a diminuição da biodiversidade e a dimensão das áreas em processo de degradação. A área de nascentes do alto rio Acaraú, na Serra das Matas apresentam um elevado grau de degradação ambiental com ocorrência de desmatamentos intensos da Mata Seca e da Caatinga Arbustiva, além de ser marcada por irregularidades rítmicas das chuvas e por deficiências hídricas durante a maior parte do ano. Existem precárias condições de vida devido a tradicional base econômica da agricultura, que não atende ás necessidades básicas da população, há deficiências de saneamento básico, e sistemas de saúde e educação precários, mantendo-se uma regressão econômica que amplia a pobreza e a miséria no setor rural. Com o levantamento de todos estes problemas, a degradação do ambiente e perda da qualidade de vida da população, fica evidente a necessidade de adoção de medidas para minimizar os impactos ambientais e ordenar as atividades humanas.
Instituição de fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico- FUNCAP
Palavras-chave:  Análise Geoambiental; Geossistema; Manejo Ambiental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005