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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
GEOMETRIA: UMA NOVA MANEIRA DE INTRODUZIR O ASSUNTO
FLAVIANA TAVARES VIEIRA 1 (flavianatv@ufmg.br)
(1. Faculdade de Educação e Ciências Sociais de Piranga - UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos))
INTRODUÇÃO:
Segundo os PCNs, não existe um caminho único e melhor para o ensino da matemática, no entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. De acordo com esses princípios, os educadores devem procurar alternativas com a finalidade de aumentar a motivação do aprendizado, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo. Buscando colocar em prática os princípios contidos nos PCNs, realizou-se um projeto no ano de 2003, durante a disciplina de matemática II, no segundo período do curso Normal Superior, que contava com aproximadamente 100 futuros professores. O objetivo desse projeto foi pesquisar elementos do cotidiano que apresentassem formas geométricas e utilizá-los para a introdução de geometria no ensino fundamental. É de capital importância subsidiar os licenciandos a compreenderem a necessidade da utilização de instrumentos diversificados de ensino, principalmente aqueles que partam das situações concretas para as abstrações, de modo a construir uma proposta pedagógica vinculada às experiências de vida dos alunos e que promova a aprendizagem e a integração.
METODOLOGIA:
Esse projeto se propôs a levar esses futuros professores a romperem com o modo predominantemente “formalista” de se relacionar com a matemática. Baseou-se no uso da pesquisa de campo realizada pelos normalistas na busca de objetos com formas geométricas que estivessem presentes na arte, em mosaicos, na natureza, na publicidade e no artesanato, seguida da apresentação dos resultados em forma de seminários e exposição dos materiais coletados. (Grande parte do material foi fotografada).
RESULTADOS:
A passividade do aprendiz diante dos objetos de sua aprendizagem pode ser substituída por um comportamento mais ativo de investigação, viabilizando a construção de representações identificadas por ele mesmo e, a partir daí, poderá lidar com os dados quantitativos que permeiam as diferentes áreas do conhecimento. De acordo com os PCNs, o trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar irregularidades, etc. Através deste trabalho os normalistas perceberam que a dificuldade na produção de material didático para aulas iniciais de geometria é mínima, pois é possível encontrar várias formas geométricas presentes na natureza, no artesanato e na arte. Enfim, com esse projeto iniciou-se, neste curso Normal Superior, um processo de conscientização no sentido de utilizar elementos do cotidiano do aluno e de articulá-los aos princípios da proposta curricular de matemática para o ensino fundamental.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho os futuros professores aprenderam que é preciso investir na busca de alternativas criativas e eficientes para tornar as aulas de matemática, em específico às de geometria, mais interessantes e, conseqüentemente, mais efetivas.
Palavras-chave:  Geometria; Material didático; PCNs.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005