IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Edna Cristina do Prado 1, 2 (wiledna@uol.com.br) e Giselle Madureira Bueno 3, 4
(1. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar,UNESP/FCLAR; 2. Professora de Prática de Ensino, Faculdade Interação Americana/FIA; 3. Mestranda do Depto. de Teoria Literária e Literatura Comparada, FFLCH/USP; 4. Professora de Teoria Literária, Faculdade Interação Americana/FIA)
INTRODUÇÃO:
O presente texto constitui-se parte de um estudo de caso sobre a construção do Projeto Político Pedagógico de uma faculdade particular localizada no Grande ABC Paulista - Brasil. Seu objetivo é apresentar a experiência desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Letras da referida instituição, a fim de chegar a uma interpretação crítica da importância da indissociabilidade entre prática de ensino, estágio curricular e trabalho de conclusão de curso na formação de novos docentes.
O perfil do aluno ingressante mostra que, por sua formação pessoal e escolar anterior à graduação, há lacunas de conhecimentos básicos, o suficiente para comprometer sua profissionalização. Entre as principais deficiências apresentadas estão erros básicos de ortografia, acentuação, concordância e regência; dificuldades quanto à escrita e interpretação de texto; deficiência em atividades de pesquisa e hábitos de estudo.
A partir desta constatação, a pesquisa ganha relevância científica ao destacar o trabalho interdisciplinar que, sob a orientação direta do coordenador do curso, busca aprofundar gradativamente os conteúdos, as habilidades e as competências profissionais desejadas, pautando-se na premissa de que é fundamental ao futuro professor não somente o domínio de um sólido conhecimento específico, mas também dos saberes pedagógicos, não na forma de estoque armazenado, mas na forma de domínio prático-conceitual, de forma a transformá-lo em agente de sua própria formação.
METODOLOGIA:
Entrevistas, depoimentos e questionários aplicados pela comissão interna de avaliação aos professores, funcionários e estudantes, relatórios da instituição, Projeto Político Pedagógico do curso, Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, dados censitários e de atendimento foram utilizados como procedimentos metodológicos na análise dos dados. O referencial teórico-metodológico utilizado pauta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura Plena e nos estudos de Dias Sobrinho, 2000; Hadji, 1994 e Teodoro, 2003.
Embora em vários momentos a pesquisa considere as tendências político-curriculares de um período mais abrangente, seu foco recai sobre as mudanças dos anos mais recentes - 2001 a 2004, buscando o que, de acordo com Thiollent, 1999, significa progredir na teorização a partir da observação e descrição de situações concretas.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa mostram que somente os saberes específicos da área de Letras não bastam para a formação do professor; as disciplinas pedagógicas devem complementar a formação do licenciando. O trabalho interdisciplinar desenvolvido dá destaque às competências de ordem prática, graças a uma peculiaridade: a escola de aplicação, onde o graduando aprende o ofício num lugar similar àquele em que vai atuar.
Ao final da graduação, o licenciando participa de um processo avaliativo diferenciado, formado por uma avaliação modular, cujo objetivo é avaliar como se processou a transformação da informação em conhecimento. No módulo, há uma prova dissertativa e um trabalho de conclusão, composto por duas partes: uma conceitual, de caráter monográfico, em que o tema escolhido é trabalhado a partir de uma revisão bibliográfica; e outra de implementação, na qual o aluno se responsabiliza pela elaboração e apresentação de, no mínimo, uma aula; por instrumentos de avaliação; pela utilização de recursos audiovisuais e pela elaboração de materiais didáticos referentes ao conteúdo estudado. Tal processo permite a ressignificação de uma prática ainda presente no ensino superior, extensas monografias elaboradas a partir de reproduções de idéias e postulados que, desvinculados de uma análise relacional com a prática docente, pouco ou nada contribuem para a melhoria da qualidade da Educação.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto, a presente pesquisa pretende contribuir com a discussão em torno do trabalho interdisciplinar nos cursos de Licenciatura Plena em Letras, mostrando, por meio dos resultados obtidos sobre a construção do currículo no Projeto Político Pedagógico do curso de uma faculdade particular, de que maneira o corpo docente, discente e funcionários têm se empenhado no sentido de construir um processo indispensável, que vá além da mera determinação legal, sendo compreendido como um reflexo da concepção de mundo e de educação do grupo, de modo a apresentar uma intrínseca conexão com suas opções epistemológicas e metodológicas. Entendidos como processo, currículo e Projeto Político Pedagógico não se caracterizam apenas como simples e, por vezes, burocráticos instrumentos de informação; apresentam prioritariamente a função pedagógica de desenvolver o conhecimento sobre a qualidade das atividades de docência, dos relacionamentos interpessoais, da atenção às necessidades do futuro docente, buscando garantir que os cursos de licenciatura sejam capazes de formar não somente profissionais, mas, acima de tudo, cidadãos.
Palavras-chave:  Currículo; Licenciatura em Letras; Interdisciplinaridade.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005