|
||
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica | ||
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING CULTURAL PARA A BANDA LOS PAPAS - UM ESTUDO DE CASO. | ||
Danilo de Oliveira Aleixo 2 (daaleixo@terra.com.br), Alessandra Miranda da Silva Aleixo 2 e Gêlda Anasile da Costa Gonçalves 1 | ||
(1. Depto. de Administração e Economia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; 2. Depto. de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG) | ||
INTRODUÇÃO:
A rapidez das transformações ocorridas no final do século nos deixa atônitos. Os líderes e dirigentes que não estiverem em sintonia com os processos de mudanças globais estarão comprometidos com conflitos de interesses difíceis de administrar. No atual cenário, o gestor deve ser altamente habilidoso e intuitivo para monitorar essas forças e saber qual a direção que a organização deve seguir no mercado. Buscando compreender melhor a relação entre planejamento estratégico e marketing cultural, são analisados nesse trabalho aspectos relativos aos temas. O principal motivo que impulsionou e justifica a escolha do tema aqui exposto é a pouca atenção dada a um instrumento de gestão tão importante - Planejamento Estratégico em Marketing Cultural -, a julgar da bibliografia destinada que é extremamente restrita. O trabalho teve como objetivo geral a elaboração de um plano estratégico de marketing para a banda Los Papas. |
||
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada consiste basicamente em pesquisa bibliográfica e análise de texto de diversos autores e suas interpretações que subsidiam o tema, o método de procedimento foi o monográfico e a tipologia da pesquisa foi qualitativa. Os sujeitos participantes foram todos os integrantes que compõem a banda Los Papas. |
||
RESULTADOS:
Missão - Prestar os melhores serviços de entretenimento, com princípios e padrões elevados de qualidade, inovação e credibilidade, satisfazendo clientes, acionistas e sociedade. Visão - Ser líder no mercado nacional consolidando a marca Los Papas na mente do consumidor. Objetivos Estratégicos: implementar estratégias de serviços que garantam satisfação da clientela e alto valor percebido; criar um sistema de informações de marketing para a coleta de informações, com o intuito de monitorar o mercado; propor estratégias de marketing digital e comércio eletrônico; definir estratégias de promoção que comuniquem e posicionem os benefícios e vantagens do serviço; estabelecer parcerias estratégicas para o marketing de eventos e social; implantar um programa de endomarketing. Mercado-alvo - Consumidores de todas as classes sociais. Estratégias: renovar equipamentos de som e instrumentos; melhorar estrutura física do local de ensaio; melhorar a produção dos shows; implantar programas de parcerias com organizações e instituições; implantar o projeto de gravação do primeiro CD; definir a política de preços adotada, considerando a necessidade da alavancagem operacional, em relação à capacidade ociosa de shows e fatores sazonais; ofertar descontos e vantagens a clientes especiais; estabelecer um orçamento de propaganda, publicidade e relações públicas, para o desenvolvimento de ações promocionais; criar e participar de eventos culturais e sociais e promover shows nas escolas da região. |
||
CONCLUSÕES:
Após o levantamento bibliográfico e das condições internas e externas da organização em questão, verificou-se inúmeras oportunidades de mercado. Através da implementação do Plano Estratégico de Marketing como forma de vantagem competitiva é que os profissionais envolvidos no processo conduzirão as novas propostas e verificarão as ações que levarão ao encontro dos objetivos gerais da organização, conduzindo a banda Los Papas a um novo cenário com profissionalismo e visão de futuro. |
||
Instituição de fomento: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | ||
Palavras-chave: Estratégia; Planejamento; Marketing. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |