IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E SUA IMPORTÂNCIA PARA FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Elisama Bezerra Cavalcanti 1 (elisamacavalcanti@uol.com.br) e Ana Maria do Vale 1
(1. Depto. de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.)
INTRODUÇÃO:
Estudos apontam que a revolucionária concepção de educação de Paulo Freire perpassa contribuições paradigmáticas às várias Ciências Sociais. Instrumentaliza para liberdade responsável pela consciência transitivo-crítica, possibilitando os sujeitos históricos emergir da inexperiência democrática e participar do processo histórico, movendo-se sob a esperança, condição ontológica para construção de um mundo mais humanizado. Esta pesquisa objetiva defender a importância desse pensamento para formação político-pedagógica do curso de Pedagogia.
METODOLOGIA:
Realizou-se estudo bibliográfico sobre obras de Paulo Freire e outras literaturas especializadas; análise do atual Projeto Político Pedagógico e Ementário das disciplinas do curso de Pedagogia da UERN. Entrevista gravada com docentes universitários, permitindo que falassem livremente, acerca do pensamento de Paulo Freire.
RESULTADOS:
Docentes entrevistados, demonstraram relativo conhecimento sobre o pensamento de Paulo Freire. Houve concordância e discordância sobre esse pensamento, com pouco interesse pelo estudo dessa teoria. Observou-se que o perfil profissional buscado pelo curso, explora pouco o aspecto político do ato educativo.Verificou-se que análises sobre o pensamento de Freire, restringem-se a limitadas bibliografias, resultando no pouco conhecimento discente sobre as contribuições desse educador para formação docente e exercício da prática educativa formal, não-formal e informal.
CONCLUSÕES:
Apesar do curso de pedagogia se constituir como um curso de formação de educadores, há ainda entre os seus docentes a necessidade de uma melhor compreensão da teoria de Paulo Freire. Nesse sentido, o curso precisa ser reestruturado para uma melhor formação discente como forma de oportunizar-lhes maior potencial político-pedagógico, ampliar o seu referencial teórico sobre esse educador, tanto quantitativa quanto qualitativamente.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Formação Docente; Educação; Política.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005