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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação Digital
A LEITURA DE REVISTA ELETRÔNICA - OS ACESSOS À REVISTA COMCIÊNCIA
Rodrigo Bastos Cunha 1, 2 (rbcunha@unicamp.br)
(1. Pesquisador do Laboratório de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas; 2. Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo - Umesp)
INTRODUÇÃO:
A revista eletrônica de jornalismo científico ComCiência, criada em 1999 pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp, se tornou em julho de 2000 uma publicação da SBPC, quando passou a ter além das reportagens temáticas mensais que já publicava há um ano, uma média de oito artigos assinados por pesquisadores da área abordada como tema em cada edição mensal, duas ou três resenhas sobre livros ou filmes ligados ao tema, duas ou três entrevistas com uma personalidade de destaque na área e o editorial assinado pelo diretor de redação da revista. Todas as edições já publicadas estão disponíveis para acesso, e em maio de 2004, a revista registrou 300 mil acessos em mais de mil documentos das 53 edições até então publicadas (entre reportagens, artigos, resenhas, entrevistas e editoriais). Neste trabalho, apresento a visitação média por matéria em cada uma dessas seções da revista, comparando as médias de acessos da edição publicada em maio de 2004 com as médias de acessos de todas as edições visitadas em maio de 2004. Apresento também a distribuição geral dos acessos entre as seções da revista, novamente comparando a distribuição de visitação na edição de maio de 2004 com a distribuição de visitação em todas as edições acessadas em maio de 2004. Esses dados irão contribuir para estratégias de política editorial a serem adotadas para edições futuras da revista e para estudos em geral sobre o acesso a publicações eletrônicas.
METODOLOGIA:
Para fazer esse estudo comparativo, contabilizei, organizei e processei dados do contador de acessos do Instituto Uniemp, em cujo servidor a revista ComCiência esteve hospedada até o primeiro semestre de 2004, e que apresenta individualmente a visitação de cada matéria da revista. O recorte temporal em maio de 2004 foi feito por se tratar de um dos meses do ano em que há pico de acessos à revista. O mês de novembro de 2004, que superou o de maio em número de visitações, não pôde ser escolhido pelo fato de a revista estar atualmente hospedada em um servidor cujo contador de acessos só apresenta individualmente a visitação das matérias mais acessadas no mês analisado. Contabilizei, primeiro, as visitações totais em cada uma das cinco seções da revista mencionadas acima, fazendo essa contabilização separadamente, edição por edição. Esse dado permitiu comparar a distribuição de visitação na edição de maio de 2004 com a distribuição de visitação em todas as edições acessadas em maio de 2004. Em seguida, obtive as médias de acesso por matéria, dividindo os acessos totais pelo número de matérias publicadas em cada uma das cinco seções analisadas.
RESULTADOS:
A edição de maio de 2004, dedicada ao tema “Trabalho”, superou os 10 mil acessos no mês em que foi publicada. Esses acessos se distribuíram da seguinte forma, entre as seções da revista: 39% foram acessos às 9 reportagens daquela edição; 35%, aos 7 artigos; 11%, ao editorial; 9%, às duas resenhas; e 6%, às duas entrevistas. Os 300 mil acessos gerais que a revista registrou naquele mês, somando-se a visitação a todas as suas edições, se distribuíram de forma um pouco diferente: 42% foram acessos a reportagens; 29%, acessos a artigos; 17%, a resenhas; 7%, aos editoriais; e 5%, às entrevistas. Na edição de maio de 2004, enquanto o editorial teve 1.354 acessos, a seção de artigos teve uma média de 587 acessos por matéria, a de resenhas, uma média de 538 acessos, a de reportagens, uma média de 506, e a de entrevistas, uma média de apenas 247. Já no somatório de todas as edições acessadas naquele mês, os editoriais tiveram uma média de 545 acessos por matéria, as resenhas tiveram uma média de 491 acessos, as reportagens, uma média de 261 acessos, os artigos, uma média de 244, e as entrevistas, uma média de apenas 132.
CONCLUSÕES:
Nos acessos às edições anteriores, facilitados por sites de busca como o Google (http://www.google.com.br), as resenhas apresentam uma visitação geral 8% superior à obtida na edição do mês analisado. Além das resenhas, apenas as reportagens também apresentam uma visitação geral superior à do mês analisado nas edições anteriores, em parte, por terem começado a ser publicadas um ano antes da criação das outras seções da revista. Somando-se todas as edições acessadas em maio de 2004, as reportagens tiveram um total de mais de 120 mil acessos. Quanto aos acessos por matéria, as seções de artigos, resenhas e reportagens da edição de maio de 2004 apresentaram uma média relativamente próxima, entre 500 e 600 visitações. Na visitação às edições anteriores da revista, apenas as resenhas se aproximam do bom desempenho dos editoriais, que também têm uma média superior aos 500 acessos. Os dados sobre a visitação à seção de entrevistas, tanto no que diz respeito à distribuição geral dos acessos quanto à média de acessos por matéria, sugere que um maior destaque precisa ser dado a essa seção, através da reformulação do layout da revista, para que ela tenha uma visitação média por matéria pelo menos mais próxima à das demais seções e uma participação na distribuição geral dos acessos pelo menos 3% superior à registrada no mês analisado.
Palavras-chave:  revista eletrônica; Internet; comunicação digital.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005