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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial | ||
MONITORIA ESPECIAL: APOIO À INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NA UNB | ||
Patrícia Neves Raposo 1 (panera@fe.unb.br), Amanda Midôri Amano 1, Ana Caroline Freitas de Almeida 1 e Janaína de Almeida Sousa 1 | ||
(1. Depto. de Teorias e Fundamentos, Universidade de Brasília – UnB) | ||
INTRODUÇÃO:
A inclusão de alunos com deficiência visual na rede regular de ensino do Distrito Federal é hoje uma realidade consoante com opção do Brasil por sistemas de ensino inclusivos e princípios legais e sóciopolíticos que garantem igualdade de oportunidades a todos, inclusive o acesso e a permanência com qualidade na escola, em todas as etapas e modalidades de educação. A Universidade de Brasília (UnB) por meio do Programa de apoio ao Portador de Necessidades Especiais (PPNE) identificou que no primeiro semestre de 2003 havia 16 estudantes com deficiência visual matriculados em distintos cursos de graduação. Estes não recebiam apoio acadêmico sistematizado a exceção de material didático adaptado pelo Laboratório de Apoio ao Deficiente Visual (LDV). As necessidades específicas de universitários deficientes visuais não se restringem ao acesso ao material didático, portanto não se trata apenas da disponibilização do material em Braille ou ampliado, mas de uma rede de apoio especializada que envolve professores, pares sem deficiência e centros de produção de material. A centralidade do processo de ensino e aprendizagem está na mediação realizada pelos sujeitos oferecendo apoio em todos os momentos de aprendizagem: na sala de aula, na biblioteca, e demais espaços universitários. Objetivando a sistematização do apoio à universitários com deficiência visual, o PPNE e a Faculdade de Educação propuseram a Monitoria Especial, proposta que contou com a atuação de universitários que foram capacitados e orientados para apoiar o colega deficiente visual em suas atividades acadêmicas. |
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METODOLOGIA:
A proposta foi elaborada com base em pesquisa ação por sua natureza e pela necessidade da construção de dados significativos a futuros projetos. Utilizamos questionários, entrevistas, reuniões individuais e em grupo com o objetivo de organizar um sistema de categorias que incluíam necessidades, dificuldades, recursos, crenças, valores pensamentos, atitudes, expectativas, perspectivas pessoais e profissionais. Participaram da proposta cinco alunos com deficiência visual, seus professores, seus monitores e o coordenador da proposta. |
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RESULTADOS:
Os Monitores Especiais, além das atividades de gravação de arquivo verbal, adaptação de material, desenvolvimento de programas e recursos específicos, atuaram como elo entre professores, estudantes deficientes visuais, funcionários e LDV. A Monitoria Especial, como ação mediadora de apoio, possibilitou uma inclusão mais efetiva do universitário deficiente visual com resultados evidentes no seu desempenho acadêmico, nas relações interpessoais, no alto conceito do estudante com deficiência visual e também numa mudança de postura e atitudes da comunidade universitária. |
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CONCLUSÕES:
O apoio ao universitário com deficiência visual na UnB, por meio da Monitoria Especial proporcionou ampla discussão sobre acesso e permanência com qualidade de pessoas deficientes tendo como conseqüência significativa a promulgação da Resolução No 48/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que trata dos direitos acadêmicos de estudantes com necessidades especiais. Em atendimento a esta resolução está sendo institucionalizado o Programa de Tutoria Especial que visa ao apoio acadêmico de universitários com diversas deficiências. O PPNE registrou no primeiro semestre de 2005, 25 alunos com deficiência visual, sendo 23 da graduação e dois da pós graduação. O que demonstra uma melhoria quantitativa e qualitativa do apoio oferecido pela Universidade de Brasília aos alunos com necessidades especiais. |
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Instituição de fomento: Universidade de Brasília - UnB | ||
Palavras-chave: Inclusão na Educação Superior; Apoio; Deficientes Visuais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |