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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
RESGATE HISTÓRICO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO CARIRI CEARENSE (1900 - 1960) | ||
Kássia Mota de Sousa 1 (dandara16@hotmail.com), Zuleide Fernandes de Queiroz 2 e Joseni Marcelino Ferreira 2 | ||
(1. Departamento de História da Universidade Regional do Cariri - URCA; 2. Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é parte integrante da pesquisa “O Resgate da Educação no Cariri Cearense Através da História Oral dos Protagonistas”. Esta pesquisa surgiu diante das dificuldades do ensino e pesquisa em História da Educação no Ceará, mais especificamente na região do Cariri, em que levantamentos bibliográficos denunciavam a escassez de literatura da área. Uma pesquisa preliminar mostrou-nos que a literatura acerca da História da Educação local mostra-se limitada pela dispersão de documentos que possa resgatá-la, uma vez que parte destes se encontram em mãos de particulares e da igreja. Buscamos então, além da catalogação de documentos e publicações, os relatos orais para realização de tal ofício. O objetivo maior da pesquisa foi (re)construir a história da educação na região do Cariri Cearense e compreender o espaço temporal vivido pela história, refletindo sobre a política educacional empregada ao longo dos anos em nossa região. O objetivo final da pesquisa é a possibilidade de ultrapassar os muros da academia, construindo uma política educacional de identidade regional, respeitando a política nacional e tendo em vista as especificidades da região. Aqui apresentamos um mapeamento das instituições educacionais de referência, existentes no período de 1909 a 1960, na região do Sul do Ceará, Cariri. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa foi construída ao longo do ano de 2004, no espaço da Disciplina de História da Educação do Ceará e do Cariri, no III semestres do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri. Durante o desenvolvimento da Disciplina em duas turmas, nos turnos manhã e noite, associamos o estudo documental e bibliográfico, ao conhecimento do nosso Projeto de pesquisa. Buscamos incentivá-los a encontrar em suas cidades instituições educacionais que possuíssem uma história ainda desconhecida pela comunidade onde moram e pela academia. As pesquisas foram sendo construídas ao longo do semestre no horário das disciplinas, a cada aula os alunos construíram os roteiros de estudo e de entrevistas e traziam documentos, fotografias, livros, cadernos de professores e objetos. Foram realizadas também visitas sistemáticas nas instituições. |
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RESULTADOS:
Os resultados obtidos nos permitiram o resgate histórico das seguintes instituições educacionais que iniciaram sua atuação durante o período de 1909 a 1960, algumas estando presentes no cenário local até hoje: No Crato, Colégio Diocesano do Crato, fundado em 1909. Seu pioneirismo se deve ao fato de que a Igreja Católica percebeu a necessidade de oferecer uma instituição de boa formação para a instrução primária e secundária, com intuito para o sacerdócio. A estrutura física da escola se constituía de gabinete de física, química e história natural vindo da França para a elite local. Uma instituição dessa natureza, se fez necessária para os filhos da classe média que vinham enviando seus filhos para as capitais Fortaleza e/ou Recife. O Colégio Santa Teresa de Jesus, fundado em 1923 com a missão de educar as moças da elite Carirense. Na década de 70 torna-se uma escola mista e até hoje mantêm-se sobre a direção da Congregação Filhas de santa Teresa. O Externato XV de Novembro, localizado na cidade de Nova Olinda e fundado em 1948, A Escola Normal Rural de Juazeiro, sua fundação data de 1934, sendo a primeira escola normal rural do nordeste brasileiro e a Sociedade Lírica do Belmonte - SOLIBEL, idealizada pelo Pe. Ágio com o objetivo de ensinar música clássica para os trabalhadores rurais, fundada em 1960 e localizada a 07 Km da cidade do Crato. |
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CONCLUSÕES:
O estudo nos possibilitou um “levantamento documental” oficial e privado, bem com o resgate da “memória” de políticos, educadores e educandos, através de entrevistas, histórias de vida, biografias, autobiografias e iconografias, que foram gravadas e/ou filmadas e fotografadas, adquirindo, assim, o caráter de documento e fonte de pesquisa histórica para constituição de um acervo, com a função de alimentar e ampliar permanentemente a área de pesquisa, bem como o uso público do acervo catalogado pelos estudantes e professora da Disciplina. A experiência possibilitou a idéia de formar um acervo iconográfico que poderá constituir um pequeno museu da memória da educação nesta região do Estado. A pesquisa revelou que a política educacional de cada década refletiu na criação de cada instituição que se modificou, muitas vezes, querendo ou não, em função da política estabelecida, com foi o caso da Escola Normal Rural que perdeu sua identidade rural com a Lei Nº 5692/71. As outras Instituições permanecem em sua grande parte privadas, sob a direção da Igreja, com alunos oriundos das diversas cidades que compõem a região do Cariri Cearense. |
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Instituição de fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: História da Educação; História e Memória; História Oral. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |