|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática | ||
NÚMEROS COMPLEXOS: RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA ENVOLVENDO UM NOVO CONCEITO EM SEU ENUNCIADO | ||
Nanci Barbosa Ferreira Araújo 1, 2 (nancibar@bol.com.br) | ||
(1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE; 2. PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO) | ||
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho analisou-se, com a ajuda da Engenharia Didática, como os alunos resolveram um problema de Matemática sobre números complexos, em cujo enunciado apareceu, pela primeira vez, o conceito de quadrado mágico. Essa atenção se focalizou no aspecto de como estes alunos lidaram com um conceito novo durante a resolução do problema apresentado. |
||
METODOLOGIA:
Foi realizada uma análise a priori do problema, onde o aspecto previsível de cada variável foi cuidadosamente analisado com relação ao objeto de estudo (extra-classe). Após ministrada a parte teórica de uma aula sobre números complexos, com uma das turmas do segundo ano do ensino médio no CEFET-RN, foi aplicada uma questão envolvendo o conceito de quadrado mágico. Antes que eles iniciassem a resolução da referida questão, foram dadas todas as instruções necessárias. Os alunos desenvolveram a atividade proposta dentro das condições normais esperadas. O tempo previsto foi suficiente sem a necessidade da intervenção do professor observador e ao final do prazo esperado todos entregaram a questão respondida. |
||
RESULTADOS:
Foi possível fazer observações mais detalhadas, através dos registros dos alunos durante toda a fase da experimentação da engenharia sobre a interpretação do quadrado mágico. Foi possível também fazer um levantamento de quantos alunos conseguiram atingir os objetivos esperados e confrontar esses resultados com as previsões elaboradas no início da engenharia didática. |
||
CONCLUSÕES:
O trabalho mostra que é possível acrescentar um novo conceito no enunciado de um problema específico do conteúdo da Matemática. Ao final do trabalho com os estudantes tivemos como subsídios a confirmação de que de um total de 46 alunos participantes da atividade proposta, 41 (ou seja: 89,13% do total), conseguiram interpretar e responder corretamente a questão proposta. |
||
Palavras-chave: Números Complexos; Engenharia Didática; Quadrado Mágico. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |