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H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira | ||
A TRADIÇÃO POPULAR PRESENTE NA COLEÇÃO LITERATURA EM MINHA CASA | ||
Ananília Meire Estevão da Silva 1 (amletras@yahoo.com.br) e Márcia Tavares Silva 1, 2 | ||
(1. Depto. de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; 2. Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, universidade Federal de Campina Grande - UFCG) | ||
INTRODUÇÃO:
Este trabalho constitui o recorte de um projeto maior intitulado “O ensino de literatura no ensino fundamental”, cuja proposta consiste em investigar como ocorre o desenvolvimento metodológico do ensino de literatura no nível fundamental da rede municipal de ensino na cidade de Currais Novos/ RN. Como objeto de nossa análise enfocamos a Coleção Literatura em Minha Casa, distribuída pelo MEC às escolas públicas. Primeiramente, sistematizaremos os dados coletados por meio de uma abordagem dedutiva sob a forma de investigação in loco, objetivando estudar o acolhimento, aplicação e metodologia de ensino da literatura. Em seguida, será realizado o estudo analítico das obras com o objetivo de montar uma perspectiva sobre a coleção. Neste trabalho buscaremos por meio da análise de dois livros da Literatura em Minha Casa, Bazar do folclore (2001) e ABC do lavrador e outros cantos (2003), que retomam os textos de tradição popular, demonstrar as similaridades e divergências entre ambos, no concernente a organização das obras, bem como a relevância atribuída às fontes da tradição popular. Nosso enfoque privilegia o que há de mais autêntico e heterogêneo na cultura de um povo, sua tradição popular, também retratada nos exemplos citados da referida coleção. |
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METODOLOGIA:
Para efetivarmos tal análise selecionamos aleatoriamente as duas obras citadas pertencentes a Coleção que estivessem enquadradas na seção “Textos de tradição popular”. Durante a leitura das mesmas procuramos observar critérios, como: composição e/ou apresentação das obras, linguagem empregada, linearidade de idéias, relação título/conteúdo das obras, ilustrações, buscando discorrer sobre os pontos convergentes e divergentes entre as obras. |
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RESULTADOS:
A obra Bazar do folclore de Ricardo Azevedo é composta de textos de tradições, conhecimentos e crenças do nosso povo. Por meio de uma linguagem concisa e simplória, mitos como o Saci, a Iara e o Lobisomem são descritos. A denominação de “monstrengos” atribuída pelo autor a tais seres nos parece errônea, pois é generalizadora. Constatamos que as informações não seguem uma linearidade, o que pode ocasionar o desentendimento do leitor/ouvinte. O título da obra não se efetua em seu conteúdo, já que este trata apenas do que nos é mais comum no universo folclórico, o que frustra as expectativas do leitor. As ilustrações, realizadas pelo autor, muitas vezes não dialogam e/ou interagem com o texto, cumprindo apenas o mero papel de ornamentação. A obra ABC do lavrador e outros cantos de Silvio Romero é composta por doze poesias populares. Através de uma linguagem próxima da oral e de fácil entendimento, Romero aproxima-se do leitor e interage com ele. A relação título/conteúdo da obra se satisfaz, uma vez que o interior do ABC corresponde às expectativas criadas pelo leitor. As ilustrações (xilogravuras) condizem com o tipo de texto expresso na obra. Após análise das obras constatamos a marca da oralidade peculiar a ambas. No Bazar esta é percebida como instrumento essencial no repasse da tradição. No ABC, a oralidade mostra-se de forma intensa e vibrante retomada na linguagem. |
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CONCLUSÕES:
De acordo com AYALA (apud PINHEIRO, 2003, p.90) “a cultura popular é feita e desenvolvida por gente e deve-se manifestar interesse por essa gente, ouvindo o que tem a dizer, prestando atenção em suas explicações, naquilo que acreditam essas pessoas, na sua maneira de ver o mundo”. Assim sendo, percebemos que a obra Bazar do folclore não retoma a perspectiva de AYALA, enquanto a obra ABC do lavrador e outros cantos condiz com o que nos é expresso pela mesma. Azevedo apenas toma a cultura popular como fonte, mas estiliza e abandona a tradição oral, por sua vez, Romero conserva vários aspectos da cultura popular, como a oralidade, a musicalidade e a referência ao cotidiano sertanejo. |
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Instituição de fomento: CNPq/ PIBIC | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Tradição popular; Bazar do folclore; ABC do lavrador e outros cantos. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |