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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada | ||
ORALIDADE X ORALIZAÇÃO: UM OLHAR LINGÜÍSTICO PEDAGÓGICO | ||
ELIZABETH DE OLIVEIRA CAMELO 1 (liz.9@ig.com.br) | ||
(1. DEPARTAMENTO DE LETRAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE) | ||
INTRODUÇÃO:
É sabido que a escola sempre se preocupou primordialmente com o ensino da escrita, deixando em segundo plano a língua falada, o que parece bastante contraditório visto que a fala é uma atividade muito mais presente no dia-a-dia das pessoas. O trabalho com a oralidade na escola não deve se limitar ao estudo da fala padrão calcada na escrita, deve sim enfatizar as grandes variedades e contribuições dos diversos usos da língua para a construção de uma identidade cultural. Um dos grandes problemas no tratamento da oralidade consiste na confusão teórico-metodológica entre os termos oralidade e oralização. Com base em observações feitas em salas de aula do nível fundamental, percebe-se que muitos professores de Língua Portuguesa usam esses termos como sinônimos e acabam por aplicar atividades ditas de oralidade que na verdade são de oralização de textos escritos, tais como, apresentações orais que os alunos realizam com a leitura, frente a turma, de um texto escrito sobre o tema do trabalho, ou ainda pedir que os alunos conversem entre si sobre algum tema sem qualquer orientação ou mediação do professor. Neste trabalho, discutimos esses dois conceitos analisando as atividades desenvolvidas em sala de aula e os comentários dos bolsistas de pesquisas sobre tais atividades. |
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METODOLOGIA:
O corpus analisado se constitui de (i) três projetos didáticos desenvolvidos por professores de Língua Portuguesa participantes do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores – MEC, Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL, na Universidade Federal de Pernambuco, em 2004; (ii) sete relatórios de observações de bolsistas de pesquisas e (iii) três planejamentos didáticos dos professores envolvidos na pesquisa. A análise dos dados confronta os objetivos elencados nos projetos, as atividades existentes nos planos de aula e suas execuções e os comandos/esclarecimentos dados pelos professores durante as aulas. |
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RESULTADOS:
De acordo com as análises realizadas, foi constatado um equívoco por parte dos professores com relação à aplicação de atividades consideradas por eles como de oralidade. Muitos deles entendem como trabalho com oralidade o exercício de conversar espontaneamente ou debater com os alunos sobre um determinado tema, ou simples jogos de adivinhação durante os quais o professor faz as perguntas e os alunos têm que respondê-las corretamente, ou ainda leitura de textos, em voz alta, para toda a turma. Há, portanto, uma confusão entre a concepção de oralidade e oralização de textos escritos. Com isso, percebeu-se que os professores utilizavam inadequadamente algumas atividades, resultando na não obtenção do seu objetivo proposto inicialmente, que era trabalhar a modalidade oral da língua reconhecendo alguns de seus aspectos mais característicos. Por outro lado, algumas atividades realmente envolviam estratégias de textualização da fala, atrelando-as a discussão de temas sociais relevantes para o grupo, tais como racismo, diversidade cultural na música popular brasileira. |
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CONCLUSÕES:
A partir das observações realizadas e da constatação de posturas pedagógicas diferentes no tratamento da oralidade em sala de aula, percebe-se que esse ainda é uma tema que merece um lugar especial na formação do professor de língua materna nos diversos níveis de escolarização. Formar um cidadão é também prepará-lo para falar em situações sociais variadas com desenvoltura e competência. Atrelado à performance oral, está a capacidade argumentativa que também deve ser tema de reflexão em sala de aula, uma vez que é preciso não apenas dizer, mas saber como dizer o que se tem a dizer, como já salientou Geraldi (1998) e Ramos (1997). |
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Palavras-chave: ORALIDADE; ORALIZAÇÃO; PRÁTICA PEDAGÓGICA. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |