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D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 5. Psiquiatria | ||
OS TRANSTORNOS ANSIOSOS E DEPRESSIVOS COMO DESENCADEADORES DA EVASÃO ESCOLAR | ||
Genário Alves Barbosa 1, Mateus Veloso e Silva 1 e Raquel Silveira da Cunha Araújo 1 | ||
(1. Departamento de Medicina Interna, Cnetro de Ciências da Saúde - UFPb) | ||
INTRODUÇÃO:
Partindo-se do grande interesse que atualmente vem surgindo em relação aos transtornos que mais acometem os infantes e adolescentes, a Depressão e a Ansiedade têm sido muito freqüentes em nosso meio, como sendo os dois transtornos mais agravantes no desenvolvimento infanto-juvenil, os quais desencadeiam diversas reações e alterações psicopatológicas, tendo como conseqüência danos, que na maioria das vezes, são irreparáveis ou de difíceis remissões, devido também, a falta de diagnósticos destes. Este estudo tem como objetivos relacionar a presença dos Transtornos Ansiosos e Depressivos como fator desencadeante da evasão escolar em crianças diagnosticadas com estes transtornos e detectar a taxa de incidência na população infantil estudada no Setor de Psiquiatria Infantil do Hospital Universitário Lauro Wanderley -HULW. |
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METODOLOGIA:
A amostra é composta por 82 infantes, que estavam sendo atendidos pela primeira vez no ambulatório de psiquiatria infantil, com predomínio do sexo masculino (64,6%). A idade média foi de nove anos e sete meses com extremos de seis e quinze anos. Estes pacientes foram submetidos a consulta psiquiátrica e aplicou-se, simultaneamente, os instrumentos Questionário de Ansiedade Infanto-juvenil - SCARED (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders), de Birmaher et al. (1997), validado por BARBOSA e BARBOSA (2000), e o Questionário de Depressão Infantil - CDI (Children’s Depression Inventory), de Kovacs et al. (1977), tendo este sido validado por BARBOSA et al. (1996). A evasão escolar foi considerada a partir do momento que a criança deixar de freqüentar definitivamente a escola ou que apresente fobia escolar, causando, a posteriori a evasão escolar. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2003 e julho de 2004. |
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RESULTADOS:
Quanto ao diagnóstico, 13 crianças tiveram diagnóstico clínico de Depressão Infantil enquanto 03 tiveram diagnóstico de Transtornos da ansiedade. Portanto, a prevalência de depressão infantil foi de 15,85%, enquanto a de ansiedade foi de 3,65%. Na avaliação dos instrumentos CDI e SCARED observou-se que nove atingiram o ponto-de-corte no CDI (pontuação maior ou igual a 18) e uma, no SCARED (pontuação maior ou igual a 34). Quando se analisou a resposta obtida nos intrumentos verificou-se que a ansiedade e a depressão estão relacionadas (p<0,001; r=0,56). A média de pontuação no SCARED foi de 16,7 pontos, com mínimo de zero e máximo de 41 , e desvio-padrão de 8,6, já no CDI a média foi de 8,89 pontos, com mínimo de zero e máximo de 24 pontos, e desvio-padrão igual a 5,9. Analisando a relação entre a ansiedade e a depressão com a evasão escolar encontrou-se evidência de correlação (p<0,01; t(82) = 8,17) entre a evasão escolar e a depressão. A média de pontuação no CDI entre os alunos que abandonaram a escola foi de 15,5 pontos com desvio-padrão de 0,7, enquanto os que continuaram na escola apresentavam média de 8,7 pontos com desvio-padrão de 5,9. Adotou-se também o critério de fobia escolar, que, muitas vezes, precede a evasão escolar. Observou-se assim, uma relação apenas entre depressão e fobia escolar(p<0,001; t(82) = 3,07). Entre os que não apresentavam fobia, a média foi de 14 pontos com desvio-padrão de 5,7, já nos que não apresentavam fobia a média foi de 8,17 pontos com desvio-padrão de 5,6. |
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CONCLUSÕES:
Com base na análise estatística realizada pelo pacote de estatística SPSS 11.5, encontrou-se evidência de correlação ( p < 0,01; t (82) = 8,17) entre a evasão escolar e a depressão. Observou-se, também, uma relação apenas entre depressão e fobia escolar (p < 0,001; t (82) = 3,07). Quanto a relação entre a ansiedade e a depressão, verificou-se que estão relacionadas (p < 0,001; r = 0,56). A prevalência de depressão infantil foi de 15,85%, enquanto a de ansiedade foi de 3,65%. Os dados revelam que a ansiedade e a depressão estão diretamente relacionados, assim como também estão a depressão com a fobia escolar e com a evasão escolar. |
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Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFPb | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: recusa escolar; ansiedade; depressão. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |