IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 2. Anatomia Humana
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DO PROCESSO CORACÓIDE E DO ACRÔMIO DA ESCÁPULA EM INDIVIDUOS ADULTOS.
Sílvia Regina Arruda de Moraes 1 (silvia@ufpe.br), Rodrigo Fragoso de Andrade 1, Alessandra Cavalcante Torres 1, Alice de Sá Ribeiro 1, Danielle Augusta de Sá Xerita Maux 1, Deivson Cavalcanti Gomes de Oliveira 1, Gabriela de Moura Neves 1, Raphaella Fernanda Almeida Salgado 1 e Vitor Caiaffo Brito 1
(1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:
O objetivo do estudo foi determinar a morfometria do processo coracóide e do acrômio da escápula de indivíduos adultos, tendo em vista a escassez de dados sobre os parâmetros morfométricos destas estruturas na literatura especializada se referirem a descrições morfológicas de indivíduos europeus e/ou americanos.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 59 escápulas, 36 direitas e 23 esquerdas, do acervo de peças ósseas do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco. Todos os ossos apresentaram características adultas, sem identificação de sexo, raça nem idade. Foram excluídos do estudo ossos com alterações aparentes ou sinais de processos degenerativos. Realizou-se, com o auxílio de um paquímetro e uma fita métrica simples de perimetria, as seguintes mensurações: comprimento e espessura do acrômio e do processo coracóide, distância destes ao tubérculo supraglenoidal, distância do ápice do acrômio ao ápice do processo coracóide e a projeção anterior do processo coracóide e do acrômio.
RESULTADOS:
Nossos resultados demonstraram não haver diferenças morfométricas quando comparados os lados direito e esquerdo da escápula. Não foi possível, entretanto, comparar nossos resultados, devido a ausência de informações sobre este assunto na literatura clássica.
CONCLUSÕES:
O presente estudo propõe que a análise morfométrica do acrômio e do processo coracóide seja utilizada como base auxiliar para futuros estudos com vistas a traçar um perfil morfológico e morfométrico da escápula, a fim de subsidiar os conhecimentos de patologias que podem ser influenciados por variações anatômicas dessa estrutura.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Anatomia; Morfometria da escápula; Processo Coracóide e Acrômio.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005