IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

TECNOLOGIAS DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM: O PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO.

Suely Galli Soares 1, 2
Luiz Henrique Pereira Mendes 1
(1. Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA; 2. GPqTAE – Centro de Ciências Exatas Ambientais e Tecnológicas - CEATEC)
INTRODUÇÃO:

No desenvolvimento da sociedade atual o computador trouxe uma gama de possibilidades de comunicação. Essa máquina, que na linha histórica tornou-se presente no nosso cotidiano no final dos anos 70, reestruturou as formas de registros e troca de informações. A partir da conexão via Internet, essa troca tornou-se mais rápida e de imensurável alcance, ampliando as perspectivas de acesso a informações e de produção de conhecimento, sem fronteiras territoriais. No campo social e cultural, o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, vem redefinindo padrões de comportamento, valores e atitudes, incrementados com o surgimento de comunidades sociais virtuais, num intercâmbio de saberes e culturas, inaugurando vocabulários e uma nova racionalidade na gestão do tempo nos afazeres profissionais e domésticos. Com esse desenvolvimento tecnológico, novos paradigmas educacionais emergem em razão das dimensões inimagináveis que alcançaram as mudanças sócio-culturais. Essas dimensões adentraram ao campo educacional, tornando-se interesse cientifico de pesquisas na área, o que motivou esse estudo sobre a preocupação da presença das TICs no processo ensino aprendizagem. Parte do mapeamento e análise das dissertações de Mestrado da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, defendidas entre 1995 e 2005. É parte de um estudo mais amplo que inclui também, numa segunda etapa, o mapeamento das pesquisas da Faculdade de Educação da UNICAMP, Cps.SP.

METODOLOGIA:

Levantamento bibliográfico para definição da metodologia da pesquisa, coleta de dados, instrumentos de organização e análise dos dados, bem como levantamento bibliográfico dos fundamentos teóricos do paradigma educacional emergente das tecnologias, para análise qualitativa dos dados. Foi realizado um trabalho de mapeamento e leitura das dissertações de Mestrado tendo por categorias o título, as palavras chaves, o resumo e neles a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação no objeto de investigação. A fonte utilizada foram os registros da Secretaria de Pós Graduação da Faculdade de Educação da PUC Campinas e a biblioteca do Campus Central, acervo de dissertações defendidas no período de 1995 a 2005. O programa Excel (Editor de Planilhas) foi utilizado para organização dos dados. Após o primeiro mapeamento, foi realizada uma análise mais sistemática das conclusões do autor, avaliando suas considerações finais, com registro no Editor de Textos. Também contou como material as leituras de apoio indicadas pela Orientação da Pesquisa, registros de visitas ao acervo da biblioteca da Pós Graduação e entrevistas com a Coordenadoria da Pós e funcionários da Secretaria Acadêmica.

RESULTADOS:

Dos resultados quantitativos destacamos que das 269 dissertações defendidas no Programa de Mestrado em Educação da PUC-Campinas, identificou-se 27 que mencionam as Tecnologias de Informação e Comunicação. Numa segunda fase, a leitura apurada das 27 dissertações classificou 06 delas como pesquisas cujos objetivos apresentados versam sobre as TICs, objetivos estes confirmados nas conclusões do pesquisador sobre a investigação e as análises dos resultados. Das análises qualitativas destacamos que as dissertações que abordam as tecnologias não lhes atribuem o caráter de objeto central da investigação, mas de complementar dele. A menção feita às tecnologias assume, em alguns casos, a preocupação com a tecnificação do homem em lugar de sua formação humana mais ampla. Do universo de vinte e sete pesquisas analisadas, apenas seis delas trazem o tema tecnologia de informação e comunicação como possibilidade de inovação no campo educacional. A pesquisa possibilitou a Iniciação Científica de dois acadêmicos da graduação em Pedagogia descortinando-lhes a problemática predominante nas pesquisas em educação como motivação para estudos futuros. Foi conteúdo de capítulo de livro publicado em fevereiro de 2006. Motivou a ampliação do número de alunos de Iniciação Científica e do campo de pesquisa (Faculdade de Educação da UNICAMP) a ser realizado em 2006 e 2007.

CONCLUSÕES:

O mapeamento das pesquisas traz uma nova identificação da produção do Mestrado em Educação da PUC-Campinas, como referência para outros estudos que contemplem a caracterização da temática privilegiada em educação no período e sua identidade com os novos contextos sociais. A análise sobre a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação como objeto científico na Educação, nos permite inferir que a preocupação das pesquisas está ainda em grande parte atrelada às questões mais básicas das políticas educacionais, da relação ensino e aprendizagem em sua dinâmica escolar, social e cultural. Isso nos remete às contradições presentes nas políticas sociais intimamente relacionadas às de educação, às questões da formação do professor e da falta de estímulos para a profissão cada vez mais problematizada em seus ideais e objetivos. São elementos que justificam tantas pesquisas debruçadas sobre o cotidiano das relações educacionais em temas diversificados. Nos remete ainda à problemática dos sistemas privados de ensino que têm no mercado educacional o espaço da concorrência utilizando-se das tecnologias como embalagem ou ainda como elementos do cenário e infra-estrutura técnica, nem sempre integrados ao Projeto Político Pedagógico. Entendemos que as pesquisas em educação ainda não tiveram as condições necessárias para preocupações com as tecnologias de Informação e Comunicação, pois estão ainda num campo de luta pela democratização da educação com qualidade e para a cidadania.

Instituição de fomento: PUC Campinas para a Iniciação Científica
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Ensino-Aprendizagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006