IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica

ABSORÇÃO DE MACRO E MICRONUTRIENTES PELA VARIEDADE SAN MARZANO II CULTIVADA EM SISTEMA HIDROPÔNICO DO TIPO NFT

Kélen Cristofoli 1
Anna Celia Silva Arruda 1
Ivete Ana Schmitz Booth 1
Márcia Dosciatti de Oliveira 2
Gabriel Pauletti 3
(1. Departamento de Física e Química/DEFQ; 2. Departamento de Ciências Biológicas/DECB; 3. Instituto de Biotecnologia/INBI)
INTRODUÇÃO:

Com o crescimento populacional e, consequentemente, o crescimento das cidades a exigência da oferta de alimentos tem aumentado consideravelmente, bem como a constante necessidade de aprimoramento dos produtores, que os tem obrigado a buscar técnicas que lhes proporcionem maior qualidade, associada a maior produtividade, para atender o mercado atual.

O sistema de fluxo laminar (NFT) é uma técnica de cultivo hidropônico, sem o uso do solo e em ambiente protegido, o que minimiza o uso de defensivos agrícolas e evita a completa dependência das condições climáticas. O cultivo hidropônico do tomate, por sua vez, representa uma outra opção de produção, que pode se adequar perfeitamente às exigências de alta qualidade, alta produtividade, mínimo desperdício de água e nutrientes, tudo isto evitando o assoreamento dos solos, uma vez que a região da Serra Gaúcha é a maior produtora de tomate do Estado representando 57,85% da produção gaúcha (56,437 toneladas).

Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é (i) avaliar a absorção foliar de macro e micronutrientes do cultivar San Marzano II de acordo com as dferentes fases de seu desenvolvimento em cultivo hidropônico, (ii) formular uma solução nutritiva adequada a cada fase de desenvolvimento. O cultivar foi escolhido em fnção das suas características: rico em polpa e licopeno, podendo ser utilizado em saladas e em processos de industrialização.

METODOLOGIA:

Para o cultivo dos tomateiros, as sementes foram colocadas em espuma fenólica e fixadas diretamente nas canaletas de cultivo do sistema NFT pela qual circula a solução nutritiva, cuja composição é apresentada em Malavolta (1989). Foram realizadas 8 coletas de folhas a cada 15 dias, para a determinação dos nutrientes de acordo com o estágio de desenvolvimento das plantas. Os teores de magnésio, cálcio e os micronutrientes foram determinados por Espectrometria de Absorção Atômica em chama com exceção do fósforo e boro, que foram determinados por Espectrofotometria na região do UV-vis, sódio e potássio por Fotometria de Chama e nitrogênio pelo método de Kjeldahl.

RESULTADOS:

A análise foliar do tomateiro hidropônico apresentou os seguintes intervalos de concentrações de macronutrientes N (98.000,000 - 80.250,000 mg/kg), P (3.950,000 – 1.975,000 mg/kg), K (65.869,059 – 46.667,425 mg/kg), Ca (37.903,49 – 15.109,78 mg/kg), Mg (9.592,35 – 5.576,79 mg/kg) e Na (3.690,595 – 1.461,104 mg/kg) e de micronutrientes Cu (1.137,01 – 55,35 mg/kg), Mn (298,7 – 73,6 mg/kg), Fe (186,3 – 126,7 mg/kg), Zn (66,7 – 44,5 mg/kg) e B (1.137,01 – 55,35 mg/kg). Durante a fase de frutificação, a variedade San Marzano II apresentou sintomas de deficiência nutricional de cálcio e boro. Tornou-se necessário realizar aplicação foliar de sais de cálcio e boro, porém, tal procedimento não foi eficiente para corrigir as deficiências diagnosticadas. Este fato pode ser atribuído justamente à temperatura na estufa que chegou a até 36ºC, e favoreceu a desidratação e não a absorção do nutriente, mesmo estando disponível na solução. A variedade Miss Brasil, estudada anteriormente, apresentou as mesmas deficiências, mas a adubação foliar de cálcio e boro foi eficiente para minimizar o problema. A alta concentração de cobre encontrada na análise foliar pode ser atribuída a aplicação de defensivos agrícolas a base de sulfato de cobre, tornado-se um resultado discutível, uma vez que sua alta concentração pode ser considerada contaminante.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados obtidos pelas análises foliares pode-se concluir que a ordem de absorção pelo tomateiro hidropônico de macronutrientes foi N, K, P, Ca, Mg e Na e de micronutrientes de B, Mn, Fe e Zn. A análise forneceu informações sobre os teores de absorção de nutrientes em função do desenvolvimento do cultivar, e os resultados obtidos servirão de base para novas formulações da solução nutritiva.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Hidroponia; Lycopersicon esculentum; Nutrição vegetal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006