IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
Curvas de crescimento em Codornas de Corte
Ronaldo Martins da Silva  1
Elias Nunes Martins 1
Carina Fiorito Chirico  1
Ana Paula Ton  1
Milene Elissa Hata 1
Eliane Gasparino 1
(1. Universidade Estadual de Maringá)
INTRODUÇÃO:

Entre as diversas atividades do setor avícola, a coturnicultura vem se destacando no mercado agropecuário brasileiro como excelente atividade produtiva, por requerer baixos custos com investimento inicial e mão-de-obra, utilizando pequenas áreas e proporcionando rápido retorno de capital. OLIVEIRA(2002). Aumentando a divulgação do produto carne e realizando pesquisas para identificação de melhores linhagens para corte, haverá aumento da produção e conseqüente redução dos preços o que tornará a carne de codorna mais acessível.A eficiência da atividade avícola tem como base de sustentação os conhecimentos nas áreas de melhoramento genético, nutrição, biosseguridade, manejo, economia e informática. O conhecimento da curva de crescimento na avicultura é de grande importância na formação de linhagens comerciais. Em programas de seleção avícola vários caracteres são estudados entre eles peso corporal, que possui elevados valores econômicos.BRACCINI NETO (1993). Para o melhoramento da taxa de crescimento pode-se utilizar seleção massal ou seleção fenotípica, entretanto, é importante que se conheça a curva de crescimento dos animais. Vários autores têm estudado o crescimento corporal de aves , através de modelos matemáticos (THOLON et al., 2002).O objetivo deste trabalho foi verificar a adequação de funções para descrever o crescimento corporal de codornas de corte até o peso de abate(35 dias de idade).

METODOLOGIA:

Para tanto foram utilizados dados de peso corporal ao nascimento, 7,14,21,28 e 35 dias de idade de 177 machos e 177 fêmeas da linhagem de codornas de corte do programa de seleção de linhagens da Universidade Estadual de Maringá.Para as analises estatísticas foi utilizado o programa SAEG –Universidade Federal de Viçosa(1997). Os dados coletados foram analisados pelos modelos não lineares de Von Bertalanffy e Brody quanto a coeficientes de determinação, resíduos e parâmetros A, B e K. As aves participantes foram anilhados ao nascimento individualmente e alojados em um galpão convencional, previamente desinfectado e divididos em boxes, com cobertura de telha francesa, piso concretado e paredes laterais de alvenaria com 0,30m de altura e o restante com tela de arame, providas de cortinas laterais. Sobre o piso foi colocado cama de cepilho.

RESULTADOS:

Os valores para os parâmetros A,B e K para as funções de Brody e Von Bertalanffy para fêmeas foram respectivamente 14033,7 ; 0.928 ; 0,0007 e 8081,0 ; 0,880 ; 0.0094 e para os machos foram 13036,4 ; 0,962 ; 0,0006 e 5261,7 ; 0,852 ; 0,0092.A função de Brody apresentou coeficiente de determinação médio para os machos de 0,97775 e para fêmeas de 0,9503 enquanto a função de Von Bertalanffy apresentou para os machos 0,9867 e para fêmea 0,9838.A análise dos resíduos indicou que a função de Brody superestimou o peso ao nascer e ao abate(35dias) , contrariamente a função de Von Bertalanffy subestimou estes mesmos pesos, contudo à função de Von Bertalanffy apresentou menores resíduos absolutos.

CONCLUSÕES:

Podemos concluir que a função de Von Bertalanffy é o melhor modelo para descrever o crescimento corporal de codornas de corte até o peso de abate.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Von Bertalanffy; Brody; Codornas de corte.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006