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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
AS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO SUPERIOR: AS TÉCNICAS DE ENSINO E A INOVAÇÃO EDUCACIONAL
Alline Marques Giungi 1
Maria Eugênia Castanho 1
(1. Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Educação, PUC/Campinas)
INTRODUÇÃO:

O trabalho está ligado a um projeto do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas Pedagógicas no Ensino Superior da Pós-Graduação da PUC–Campinas cujo título é: AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SIGNIFICADOS, CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS.

A pesquisa buscou aprofundar o conceito de inovação em educação; levantar os procedimentos e técnicas de ensino utilizadas nas várias áreas do conhecimento e detectar características do trabalho pedagógico na produção sobre formação de professores, já que constata-se que a despeito das mudanças profundas ocorridas na sociedade tecnológica e midiática atual, os docentes oscilam entre as mais tradicionais formas de ensino e propostas tão avançadas que soam como “pós–modernas”. Ambas as formas têm apresentado resultados precários, principalmente sob a ótica da eficácia social. Sendo assim, enfatizamos a necessidade de mudanças profundas na formação de professores a fim de formar profissionais com mentes abertas e críticas, inquiridoras e investigativas.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para a realização do trabalho fundamentou-se em entrevistas com professores da PUC-Campinas das diversas áreas de conhecimento e pesquisa bibliográfica, analisando a produção veiculada em importantes publicações da área de formação de professores, bem como trabalhos apresentados na ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós – Graduação em Educação) dos últimos cinco anos – pós LDB, envolvendo os Grupos de Trabalho de Didática e Formação de Professores.

Sendo assim, em reuniões semanais junto ao Grupo de Pesquisa foram feitas importantes discussões sobre: a Educação Superior e as qualidades básicas e indispensáveis ao perfil do profissional das diversas áreas; o despreparo dos estudantes versus as exigências de qualidade nos cursos; o significado atribuído ao professor no momento atual; a influência de professores marcantes na prática como profissional docente; a interdisciplinaridade em cada área do conhecimento e no Ensino Superior.

RESULTADOS:

Ficou patente que o professor deve ter um profundo domínio dos conteúdos de sua disciplina, bem como uma cultura geral bastante ampla no intuito de formar profissionais críticos. Fundamentadas por essas discussões, foram produzidas duas resenhas de livros que fazem parte da bibliografia do projeto, além da análise dos anais da ANPEd dos últimos cinco anos – pós LDB que também resultou em resenhas. 

Com relação às técnicas de ensino utilizadas na educação superior podemos dizer que várias técnicas são usadas, mas que este não é o ponto realmente importante, se discutido isoladamente. É preciso entender o processo como um continuum onde se insere também a avaliação. Geralmente não aparece a avaliação sendo discutida colada ao processo de ensino e os entrevistados, de modo geral, não se referiram à avaliação como meio de avaliar o próprio ensino, oferecendo feed back ao próprio professor, embora tenha sido evidenciada a carência quanto aos mecanismos de avaliação.

Com relação à categoria inovação educacional podemos ver que diferentes significados lhe podem ser atribuídos. E em nome da inovação têm se legitimado propostas conservadoras que não consideram a diversidade dos contextos sociais e culturais. A categoria inovação muitas vezes é tratada como algo à parte das teorias sobre a mudança educacional.

Afirmamos que a articulação entre teoria e prática é dinamizadora da inovação e das práticas que se desenvolvem no contexto do ensino. Podemos falar em inovações educacionais no sentido de mudança na educação quando a práxis representa ruptura com formas tradicionais de ensino e modificam não apenas a periferia do sistema, mas suas estruturas profundas.

CONCLUSÕES:

Que a universidade brasileira vive um momento crítico é voz corrente. Inúmeras obras publicadas nos últimos anos repisam essa situação crítica. Mas qual é a crise que vive a universidade brasileira contemporânea? Talvez devêssemos acrescentar, à tríplice crise universitária detectada por Boaventura de Souza Santos (Santos, 1989) há mais de uma década, que abrangia, à ocasião, os âmbitos institucional, de hegemonia e de legitimidade, uma outra, a de docência. Esta se acentua a cada passo e compele a consciência pedagógica de educadores comprometidos com a qualidade de ensino a procurar caminhos que a superem.

Neste trabalho de pesquisa essa preocupação ficou nitidamente acentuada, tendo sido apontadas experiências que vêm sendo feitas e canais que se abrem no sentido de um aprimoramento da qualidade de ensino, compreendida não apenas no sentido técnico de uma maior eficácia na transmissão de conteúdos, mas também de um novo patamar nas relações entre os atores do processo educativo na universidade. Deve-se lembrar sempre que a universidade cumpre, além do seu papel técnico de formação profissional em nível superior, um outro mais amplo que envolve o desenvolvimento do saber pela pesquisa e o aprimoramento da existência social pela extensão. Também não se pode esquecer que há uma unidade substancial entre ensino, pesquisa e extensão na universidade. Isso tudo se patenteou no presente trabalho, que evidentemente não se esgota por aqui já que a reflexão continua. 

Instituição de fomento: CNPq Brasil
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Universidade; Docência; Formação de Professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006