IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
AS FRONTEIRAS LITERÁRIAS E NÃO-LITERÁRIAS NA OBRA DE ÁLVAR NUÑEZ CABEZA DE VACA
José Aparecido de Amorim 1
Rosana Cristina Zanellato Santos 1
(1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS)
INTRODUÇÃO:

Objetivou-se, através deste trabalho, delimitar as fronteiras entre o literário e o não-literário, bem como as fronteiras internas e externas, isto é, as mudanças físicas (geográficas) e psicológicas que perpassam a personagem durante a narrativa. Inicialmente dividiu-se a pesquisa em duas partes, sendo que a primeira trata do livro Naufrágios e a segunda, do livro Comentários, ambos de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca. A forma como o colonizador via e definia as populações nativas foram imprescindíveis para definir-se o cunho literário do relato. Usou-se referências de autores que tratam da literatura e também de autores que tratam da história e cultura dos povos indígenas. Avaliou-se a diferença entre o ficcional e o não-ficcional. Concluímos que o relato de viagem Naufrágios e Comentários de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca pode ser classificado como um gênero híbrido pois invade, ainda que parcialmente, o campo da literatura.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo sobre a obra Naufrágios e Comentários de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, realizado durante o período de agosto/2004 a julho/2005. O estudo compõe-se das seguintes etapas explicitadas a seguir. Primeiramente, leu-se a obra em questão, concomitantemente a vários artigos referentes a relatos de viagens, gêneros literários e sobre o contexto histórico-cultural no século XVI. Logo a seguir, fez-se um levantamento bibliográfico a partir de tais textos. Foram levantadas as fronteiras em suas relações externa e interna, ligadas aos relatos de viagens e retiradas do corpus proposto. Finalmente, foram demarcadas as fronteiras literárias e as não-literárias do texto de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, e reconheceu-se, com base no aporte teórico, o que pareceu ficcional e o que se mostrou como histórico.

RESULTADOS:

Com relação aos objetivos propostos, verificou-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. Pois, foi localizado farto material a respeito da obra de Álvar Nuñez Cabeza de vaca. Além de dois filmes que tratam do assunto, foram detectados dois livros que abordam o tema em sua perspectiva literária, são eles: El Largo Atardecer Del Caminhante, de Abel Posse, 2003, Barcelona e O Último Dia de Cabeza de Vaca, de Fábio Campana, Curitiba, 2005. Também foram arrolados e lidos diversos artigos que abrangem o ficcional na obra Naufrágios. Porém, curiosamente não se localizou nenhum artigo que aborde o fato literário na obra, em língua portuguesa.

CONCLUSÕES:

Com relação aos objetivos propostos, verificou-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. Pois, foi localizado farto material a respeito da obra de Álvar Nuñez Cabeza de vaca. Além de dois filmes que tratam do assunto, foram detectados dois livros que abordam o tema em sua perspectiva literária, são eles: El Largo Atardecer Del Caminhante, de Abel Posse, 2003, Barcelona e O Último  Dia de Cabeza de Vaca, de Fábio Campana, Curitiba, 2005. Também foram arrolados e lidos diversos artigos que abrangem o ficcional na obra Naufrágios. Porém, curiosamente não localizou-se nenhum artigo que aborde o fato literário na obra em língua portuguesa.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Relatos de viagem; Gêneros literários; Colonização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006