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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
A Concepção de Democracia na Mídia: O Jornal Nacional
Lucas Alves Amaral 1
Luís Felipe Miguel 1, 2
(1. Universidade de Brasília / Instituto de Ciência Política; 2. Orientador)
INTRODUÇÃO:

O objetivo da pesquisa foi avançar na compreensão da relação entre mídia e política, particularmente, entre a política brasileira e o Jornal Nacional, o principal telejornal do país. Foram focados certos aspectos considerados relevantes, tais como o conceito de política que o telejornal transmite a seus telespectadores; a relação entre política, eleições e espetáculo; a (tele)visibilidade dos políticos brasileiros e seus discursos; a preocupação contemporânea dos políticos com a gestão de sua visibilidade; por fim, a exclusão silenciosa feminina da política brasileira e como tal lógica é reiterada no telejornal.

METODOLOGIA:

A metodologia consistiu em: 1. Seleção e leitura de bibliografia relacionada à pesquisa. 2. Confecção de fichas de análise contendo as categorias a serem separadas nas gravações do telejornal. Dois diferentes períodos do telejornal, de dois meses cada, foram gravados, gerando a base de dados da pesquisa. As matérias (reportagens, comentários etc.) foram classificadas de acordo com seus temas. Deu-se ênfase à política brasileira. 3. Análise das gravações referentes à política brasileira, de acordo com os objetivos da pesquisa. 4. Análise quantitativa dos dados e tratamento estatístico adequado. 5. Confecção do relatório contendo os resultados alcançados pela pesquisa. 

RESULTADOS:

1. O telespectador do Jornal Nacional é informado sobre a política segundo um enquadramento específico no qual a política brasileira está intimamente ligada às instituições e aos políticos de Brasília. 2. A política é mais visível na mídia em momentos de seu aceleramento, tais como as eleições. No entanto, mais visibilidade não quer dizer maior debate político, crucial nesse momento. Foram as pesquisas, as curiosidades, as vozes dos (considerados) grandes os aspectos mais visíveis das eleições. Fez-se delas espetáculo. 3. A gestão da visibilidade tornou-se elementar preocupação dos políticos nas sociedades contempôraneas. Na produção de sua imagem, por vezes, políticos brasileiros se alicerçam na desconstrução da imagem do governo. 4. Na democracia representativa brasileira a exclusão política feminina toma a forma de silêncio. Mesmo às poucas mulheres ocupantes de cargos representativos não é dada, ao menos, regular visibilidade.

CONCLUSÕES:
É por meio daquilo que os meios de mídia veiculam que as representações da realidade social são disseminadas na sociedade. Tal fato não pode ser ignorado, principalmente, quando o assunto é política. A temática “Mídia e Política”, crescente alvo da Ciência Política, possui variados e diferentes espaços a serem explorados. Trata-se de empreender tal tarefa, estudar e propor, contribuir não somente ao florescimento do conhecimento científico, mas para possibilidades de mudanças na realidade.
Instituição de fomento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jornal Nacional; Mídia; Política brasileira.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006