IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação

A ALMA FEMININA NOS PALCOS: ATRIZES DE SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO E SÃO CAETANO NO PERÍODO DE 1965 A 1985.

Eduardo Veríssimo Chaves 1
Vilma Lemos 1
(1. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO CAETANO DO SUL - IMES)
INTRODUÇÃO:

Ao falarmos de uma sociedade significativa como a do ABC Paulista, marcada pelo pólo industrial automobilístico e de grande expansão na década de 50 e 60, não podemos deixar de lado questões como política, economia, infra-estrutura, organização, trabalho e arte. A inserção da mulher no mundo do trabalho entre 1965 e 1985 no ABC destacará um quadro de discriminação e submissão de que era vítima. Nas artes, em que mais se manifesta o preconceito da sociedade, a mulher abre espaço na região, participando de atividades culturais, grupos e escolas de arte. Com um ideal forte e revolucionário de fazer teatro para expressar um sentimento libertador, as mulheres atrizes ignoram os costumes familiares, ultrapassando as tradições, permitindo que seus sonhos as levem nesta caminhada em busca do reconhecimento e de novas oportunidades. Retratar a trajetória de vida dessas atrizes é importante para conhecermos um trabalho artístico expressivo que elevou a mulher, dando-lhe a importância da sua dimensão social, que também acumulou o trabalho realizado em casa, na indústria e na escola. Analisar os preconceitos sociais pelos quais essas mulheres passaram, e a importância na escolha de ser atriz no Grande ABC, numa postura de rompimento com os valores da sociedade época, direciona esta pesquisa. Este trabalho insere-se no Grupo de Pesquisa Memórias do ABC, da Universidade IMES, sob coordenação da Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo e orientação da Profa. Dra. Vilma Lemos.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada baseia-se no conceito de memória concebida no seu sentido tanto individual quanto coletivo (HALBWACHS, 1990), relacionado às lembranças dos indivíduos. Trabalha-se com depoimentos de história de vida, utilizando-se de entrevistas gravadas em meio magnético e digital, com atrizes, diretores, funcionários e alunas. Esses depoimentos foram transcritos e analisados sob a ótica da Memória e História Oral. Seguiu-se uma pesquisa documental de iconografia, discografia, documentos e objetos pessoais desses depoentes, posteriormente digitalizados no Grupo de Pesquisa do Memórias do ABC, constituindo-se num acervo, armazenado em um Banco de Dados Hipermedia, deonominado Hipermemo.

RESULTADOS:

A pesquisa indica a existência de uma mulher atriz que é migrante de outras regiões do estado e do país, que busca o ABC Paulista, por conta da família que se muda para a região, pela oferta de trabalho. A mulher configura-se neste espaço e dedica-se ao emprego nas fábricas, ao teatro e aos afazeres domésticos. Conhece a região também pelas artes, encontrando neste caminho a expansão de sua vivência e uma posição no mundo.

CONCLUSÕES:

Considerados os dados apresentados da amostra dos depoentes, obtidos pelo projeto, podemos considerar que as mulheres atrizes do ABC Paulista, possuiram efetiva relação de importancia para o trabalho artístico e cultural das cidades durante o período de 1965 à 1985. Exercendo papel de influência e destaque nas mostras culturais e apresentações de teatro. Ganharam mais espaço no meio social, obtendo papeis que antes eram dominados pelo homem e ultrapassam os limites da arte, ganhando um espaço para se manifestar.

Instituição de fomento: INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO CAETANO DO SUL - IMES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Memórias; Teatro; Atrizes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006