IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESEMPREGO EM CAXIAS DO SUL
Deisi Rech 1
Vania Beatriz Merlotti Herédia 1
(1. Departamento de Sociologia, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, UCS)
INTRODUÇÃO:
O intenso processo de reestruturação produtiva e transformações na economia produziram mudanças acentuadas no mundo do trabalho, trazendo consigo o fenômeno do desemprego. Este fenômeno pode ser observado em várias sociedades. Os estudos realizados em Caxias do Sul mostram que este município não tem fugido a esse contexto. Com a intenção de entender o fenômeno na região foi pensada a pesquisa “População e Desemprego:uma análise sócio espacial” que tem como objetivo traçar o perfil da população que busca emprego em Caxias do Sul, identificar os tipos de migrações que sofreu essa população e conhecer os motivos da migração.
METODOLOGIA:
. Esse estudo, de natureza qualitativa, dá continuidade ao estudo quantitativo realizado na fase anterior da pesquisa, quando foi construído um banco de dados acerca da população que procurou emprego no SINE e no CAM , no período de 1998 a 2000. A pesquisa tem como suporte o método histórico-estrutural. A pesquisa qualitativa foi realizada no período de março a junho de 2005, nos seguintes bairros: Centro, Rio Branco, Fátima, Desvio Rizzo e Serrano. A amostra foi sorteada do cadastro de desempregados que buscaram emprego no SINE e no CAM, que fazem parte do banco de dados do projeto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista, sendo aplicado um questionário semi-estruturado. Foram entrevistados 35 sujeitos.
RESULTADOS:
A discussão dos dados apontou para a necessidade de rever alguns conceitos para sustentar a análise, entre eles: desemprego, reestruturação produtiva, trabalho, migração e qualificação profissional. O referencial teórico utilizado encontra-se nas obras de Marcio Pochmann e Ricardo Antunes. Constatou-se que o principal motivo das migrações é a busca pelo emprego, e que as pessoas migram com a família, desencandeando uma migração por parte de toda a rede familiar.
CONCLUSÕES:

Os resultados apresentados são preliminares, pois a coleta de dados foi feita recentemente.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Reestruturação produtiva; Desemprego; Migração.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006