IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 5. Física das Partículas Elementares e Campos

OBSERVATÓRIO PIERRE AUGER

Cloves Alves Rocha Filho 1
Marcelo Augusto Leigui de Oliveira 1
Pierre Auger 1, 2
(1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).; 2. Colaboração )
INTRODUÇÃO:
 

             

             O Observatório Pierre Auger é uma colaboração internacional envolvendo 15 países com a finalidade de prover medidas de cascatas de partículas iniciadas na atmosfera pelos Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia (E > 1018 eV). Várias questões, como sua origem, natureza, processos de aceleração e de propagação, permanecem em aberto e constituem áreas de intensas pesquisas da Astrofísica. O Observatório, quando completo consistirá de dois sítios (um na Argentina e outro nos E.U.A.), cada um com um arranjo de 1.600 tanques Cherenkov e 24 telescópios de fluorescência atmosférica, espalhados por uma área total de 3.000 km2. O sítio sul está sendo instrumentalizado, com previsão de ser concluído em meados de 2006. Trata-se de um experimento de longa duração, demandando fortemente pessoal especializado na área para as diversas atividades previstas.

METODOLOGIA:
             Com um computador de alta velocidade de processamento e grande capacidade armazenamento de dados, rodando sob plataforma operacional Linux e ligado à internet, poderemos instalar o sistema de simulação de eventos similares ao do Auger, fornecendo assim, uma área específica para desenvolver os programas, utilizar as ferramentas disponíveis e realizar trabalhos de análise de dados, podendo assim, trabalhar com simulações do detetor de superfície (tanques Cherenkov) ou do detetor de fluorescência (telescópios) isoladamente, ou ainda, se especializar em eventos híbridos. Após as simulações dos eventos, deveremos comparar nossos resultados com a reconstrução dos dados fornecidos pelo Observatório. Devemos fazer ainda, um estudo dos artigos publicados na área, com intuito de ganhar experiência nas discussões sobre os problemas cruciais no estudo dos raios cósmicos, ou seja, processos de geração, aceleração e propagação destas partículas em campos magnéticos interestelares.

 

RESULTADOS:
 

Devido este trabalho está em fase de pesquisa e estudo ainda não temos resultados concretos, porém temos conhecimento sobre as ultimas novidades publicadas sob o Observatório, bem como todas as suas técnicas de detectação dos raios cósmicos, mas o Observatório já começou a fornecer alguns resultados concretos referentes ao fluxo de partículas de altas energias e a sua anisotropia.

 

CONCLUSÕES:
 

             Ainda não podemos tirar uma conclusão a respeito das partículas de altas energias por não ter uma quantidade de dados suficiente, para assim, chegarmos a uma conclusão e partir para outras questões em aberto que envolvem os raios cósmicos. 

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia; Observatório Pierre Auger; Tanque Cherenkov.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006