IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
LITERATURA E COGNIÇÃO - O EMOCIONAL E A LITERATURA COMO ELEMENTOS COGNITIVOS
Eunice Teresinha Piazza Gai 1
Elisandro Saldanha Jochims 1
(1. Letras - Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC/RS)
INTRODUÇÃO:

O MOVIMENTO CIENTÍFICO/CULTURAL DENOMINADO DE CIÊNCIAS COGNITIVAS NÃO TEM COLOCADO A LITERATURA COMO FOCO IMPORTANTE DE ESTUDOS. ALGUNS AUTORES JUSTIFICAM ESSE FATO CONSIDERANDO QUE OS ASPECTOS EMOCIONAIS ENVOLVIDOS PODERIAM COMPLICAR OS ESTUDOS AINDA EM FASE DE DESENVOLVIMENTO.

METODOLOGIA:
ESTE TRABALHO BASEOU-SE NA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS REPRESENTATIVAS DOS SEGUINTES AUTORES: JEROME BRUNER, RICHARD J. GERRIG, JERRY R. HOBBS E MARK TURNER, ENTRE OUTROS, OS QUAIS RELACIONAM A LITERATURA/NARRATIVA E COGNIÇÃO. APÓS A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS COMPARATIVOS DESTES AUTORES, BUSCOU-SE A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS ESTUDADOS, NA OBRA  VIDEIRAS DE CRISTAL, DO ESCRITOR GAÚCHO LUIS ANTONIO DE ASSIS BRASIL.
RESULTADOS:

APÓS A LEITURA DA OBRA VIDEIRAS DE CRISTAL, PUDEMOS ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS PROPOSTAS PELOS AUTORES ESTUDADOS E NOSSAS HIPÓTESES, CUJO OBJETIVO PRIMEIRO ERA DEMONSTRAR A LIGAÇÃO ENTRE A ARTE DA NARRATIVA E SUA RESSONÂNCIA SOBRE A COGNIÇÃO HUMANA.

CONCLUSÕES:
PARTINDO DE NOSSA HIPÓTESE INICIAL, QUE BUSCAVA ANALISAR O PAPEL DA METÁFORA COMO ELEMENTO COGNITIVO NAS NARRATIVAS, PERCEBEU-SE QUE AS EMISSÕES METAFÓRICAS AGEM COMO ELEMENTO CRIADOR DA NARRATIVA, PROPICIANDO AO LEITOR/OUVINTE A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO LITERÁRIA, POR MEIO DA ASSOCIAÇÃO CRIATIVA ENTRE AS METÁFORAS DISSEMINADAS PELO TEXTO E SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.
Instituição de fomento: FAPERGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: LITERATURA; METÁFORA; COGNIÇÃO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006