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B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes

Avaliação da eficiência de um método de coordenação semafórica

Jeison Guilherme Kimura 1
Sergio Henrique Demarchi 2
(1. Aluno de Graduação do Departamento de Engenharia Civil / UEM; 2. Orientador Prof°. Dr. do Departamento de Engenharia Civil / UEM)
INTRODUÇÃO:
Os semáforos são implantados nas interseções entre vias para controlar as manobras de cruzamento ou conversão de forma ordenada, reduzindo a possibilidade de ocorrência de acidentes. Porém, a definição inadequada dos planos semafóricos pode resultar em atrasos, paradas e formação de filas no sistema, com o conseqüente aumento no consumo de combustível e emissões de poluentes. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência do programa INTEGRATION na coordenação semafórica da Av. Brasil, na cidade de Maringá, PR.
METODOLOGIA:

A rede simulada engloba a Avenida Brasil em quase toda a sua extensão desde a Maringá Velho até próximo ao antigo aeroporto, mais as duas ruas paralelas e as principais avenidas que a cruzam. As defasagens entre semáforos são definidas no INTEGRATION tomando como base o critério de minimização de um índice de performance, que é função do atraso médio e do número médio de paradas sofridas pelos veículos. Para isso, foi necessário codificar no simulador os elementos que formam a rede de tráfego cujos dados foram obtidos através de um mapa digitalizado. Inicialmente foi feita a codificação no simulador dos elementos que formam a rede de tráfego, tais como os nós, que representam as interseções entre vias, os tramos referentes aos segmentos de via entre nós, os elementos de controle de tráfego, tais como semáforos e placas de sinalização, a matriz O-D de viagens entre diferentes pontos da rede e as características dos veículos que utilizam a rede da Avenida Brasil. Em seguida, simulações foram realizadas visando comparar as medidas de desempenho para o cenário vigente (defasagens existentes atualmente) com as medidas obtidas para diferentes estratégias de coordenação, visando identificar aquela que apresentasse menores atrasos na rede. Três medidas operacionais de eficiência foram selecionadas para a avaliação dos cenários simulados pelo programa INTEGRATION, para a rede de Maringá: tempo médio de percurso, atraso médio total e número médio de paradas.

RESULTADOS:
Após a obtenção do plano de coordenação mais adequado, foi verificada para o sentido W-E da Av. Brasil uma redução de 5,6% no tempo médio de percurso, uma melhora de 17,5% no atraso total e redução de 10,2% no número médio de paradas. Já para o sentido E-W da Avenida Brasil, a redução nas medidas de desempenho foram menores: 2,58% para o tempo de percurso, 0,73% para o atraso total e houve um aumento no número de paradas de 5,57%. Considerando toda a rede simulada, houve o seguinte ganho de eficiência operacional: o atraso médio dos veículos foi reduzido em 15,95%, o tempo de percurso foi reduzido em 6,73% e o número médio de paradas foi reduzido em 1,41%.
CONCLUSÕES:
De maneira geral os resultados apresentados pelo INTEGRATION demonstram que existe grande potencial de aplicação prática de uma ferramenta de simulação como o INTEGRATION para auxiliar na gestão operacional das vias urbanas de Maringá. No entanto, ainda é necessária uma maior coleta de dados para uma calibração e validação mais detalhada do simulador, garantindo assim maior precisão nos resultados obtidos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq-UEM
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Coordenação Semafórica; INTEGRATION; Maringá.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006