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A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
O USO DE LIVRO DIDÁTICO INOVADOR EM SALA DE AULA
Cynara Caroline Kern Barreto 1
Wildson Luiz Pereira dos Santos  1
Gerson de Souza Mól 1
Maria Helena Silva Carneiro 2
Mariana Cutrim Taveira 1
(1. Instituto de Químia da Universidade de Brasília; 2. Faculdade de Educação da Universidade de Brasília)
INTRODUÇÃO:

Apesar de haver várias pesquisas a respeito do livro didático, há poucos estudos sobre suas diferentes formas de uso ou sobre a análise da proposta metodológica, e as práticas pedagógicas do professor. Nesse sentido, o presente artigo traz um estudo de caso sobre o uso do livro didático de Química, no qual buscamos investigar as formas de uso de um livro didático de Química inovador e da apropriação de seu texto pelo professor.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido em escola pública durante todo o ano de 2004, por meio da coleta de dados através de observações de aulas registradas em diário de campo e aulas gravadas em vídeo. Foram feitas entrevistas com os alunos e com o professor. A partir dos registros de campo e da análise das aulas gravadas, foram organizadas tabelas com freqüências sobre o uso do livro didático, formas de sua utilização. Foram identificadas nas aulas gravadas as diferentes formas de uso do livro e como o professor e os alunos o consultavam.

 

RESULTADOS:

A análise dos dados demonstra que o livro foi utilizado diretamente em grande parte das aulas, sendo no primeiro semestre em 57% delas e no segundo semestre em 60%, tanto pelo professor, como pelos alunos. Constatou-se que isso foi feito, por meio de diversas formas e finalidades. As formas em que o livro foi mais utilizado foram pela leitura, que correspondeu a 64% do percentual das aulas em que o livro foi utilizado e pela discussão de tema que correspondeu a 45% das aulas com uso do livro. O livro foi utilizado também pelos alunos como fonte de consulta para apresentação de trabalho pelos alunos (9%), para resolução de exercícios (27%) e para realização de experimento (9%). Constatou-se ainda, que o professor usou o livro constantemente como fonte de consulta durante as suas exposições didáticas. Houve a identificação de diversas estratégias e atividades de ensino usadas pelo professor que não constavam no livro, como a exploração de imagens sobre a Ciência e realização de experimentos não presentes no livro. Constatou-se, contudo que o professor, embora demonstrasse autonomia na preparação de aulas com atividades não previstas no livro didático, ele sistematicamente seguia o seu plano didático de acordo com o texto do livro didático.

CONCLUSÕES:

Os dados apresentados demonstraram que o livro didático teve um papel determinante na prática docente do professor, o qual foi se apropriando da proposta pedagógica do livro, que guiou a organização curricular da disciplina. Além disso, mostrou que o professor também utilizava outros recursos didáticos para preparar suas aulas e ministrá-las, como realização de experimentos que não constavam no livro e apresentação de trabalhos pelos alunos.

Instituição de fomento: CNPq, UnB – Funpe, Finep.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Livro didático; Uso de livro inovador; Prática pedagógica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006