IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
PROCESSO PRODUTIVO MULTIVARIADO: SELEÇÃO DE CARACTERÍSTICAS ATRAVÉS DO MÉTODO DE HELLWIG
Liliane Melo do Amaral 1
Maria Emília Camargo 1
Walter Priesnitz Filho  1
Fernanda da Rosa Nagib Murr  1
José Maurício Carré Maciel  1
(1. Universidade de Caxias do Sul/UCS)
INTRODUÇÃO:
O controle de processo univariado, atualmente, é o mais utilizado pelas empresas, por ser de fácil compreensão, e de relativa facilidade de implantação. Mas na maioria dos casos estamos interessados na monitoramento simultâneo ou controle de duas ou mais características da qualidade relacionadas, e as conclusões a respeito do controle estatístico univariado pode ser errônea. Tornam-se, então necessários métodos multivariados que consideram as variáveis em conjunto (Montgomery, 1996). Uma forma de se trabalhar com menos variáveis sem perder as informações é utilizar o método de seleção de Hellwig, o qual gera uma ordenação sobre as variáveis explicativas, de acordo com o grau de influência decrescente de cada uma delas. As variáveis explicativas com um baixo grau de influência podem ser abandonadas para os propósitos de explicar o comportamento da variável dependente. O objetivo deste trabalho é selecionar as variáveis (entradas controláveis) que apresentam maior grau de influência sobre a característica de qualidade (Y), utilizando dados simulados.
METODOLOGIA:
O método de pesquisa científica do ponto de vista da natureza e da forma de abordagem do problema proposto para este projeto pesquisa enquadra-se, de acordo com Menezes & Silva (2001), na categoria de pesquisa aplicada quantitativa, a qual tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos com o uso de recursos e técnicas estatísticas, que no caso é de selecionar variáveis através do método de Hellwig, a fim de reduzir o número de variáveis para depois construir as cartas de controle para a média (carta X(bar)) e para a variabilidade (carta R) do processo produtivo.
RESULTADOS:
Para a realização deste trabalho foram geradas dez características de qualidade (variáveis) de um processo produtivo normalmente distribuídas com 120 observações cada uma. inicialmente foi calculada a matriz de correlação entre as nove características (x1, x2, ..., x9), entradas controláveis e a característica de controle do processo produtivo (y) que deve-se monitorar. Observa-se pelos valores da tabela 2 que as variáveis controláveis (x1, x2, x3, x4) exercem uma influência conjunta sobre a característica de qualidade em 78,24%. resulta igualmente, dos valores encontrados, que o grau de influência das variáveis não-controláveis é da ordem de , que pode ser considerado bastante alto, indicando, possivelmente, a omissão de alguma variável relevante para o controle da característica de qualidade y. Se os valores da série residual forem independentes e normalmente distribuídos pode-se construir as cartas de controle tanto para a média (xbar), como para a amplitude (R).
CONCLUSÕES:
As principais conclusões deste trabalho foram: o método de seleção de Hellwig mostrou-se como uma ferramenta estatística robusta na seleção de variáveis de entrada que apresentam maior influência na característica de qualidade em estudo, reduzindo assim o número de variáveis a serem utilizadas no modelo, bem como determina o percentual da participação das variáveis não controláveis que influenciam na característica de qualidade que precisa ser monitorada.
Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Método de Hellwig; Processo Multivariado; Cartas de Controle.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006