IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais

IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA NA SATISFAÇÃO DE VIDA, SENTIDO DE AUTO-EFICÁCIA E ANÁLISE DO PERFIL SÓCIO- DEMOGRÁFICO DE IDOSOS

Lucélia Justino Borges  1
Geni de Araújo Costa 1
(1. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia)
INTRODUÇÃO:

O aumento da expectativa de vida tem suscitado a implementação de ações que contemplem as necessidades básicas dessa nova população. Este estudo teve por objetivo identificar o perfil sócio-demográfico, o nível de satisfação de vida, bem como o sentido de auto-eficácia, de idosos praticantes de atividade física em 6 Projetos Sociais de Uberlândia-MG.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada com 420 idosos, 366 do sexo feminino e 54 do sexo masculino, com idade entre 60 a 96 anos, praticantes de atividade física. A amostra foi composta por 70 pessoas de cada segmento. Os instrumentos utilizados foram três questionários: sócio-demográfico, nível de satisfação de vida (Neri,1998) e escala de auto-eficácia (Ryckman, et al.1982). Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos retratam uma população basicamente feminina que: possui apenas o ensino básico; é viúva; não possui aposentadoria; possui doenças crônicas e dentre estas, a hipertensão é a que mais se destaca, e ainda; a hidroginástica é a atividade física mais praticada. Quanto à satisfação com a vida, os resultados variam de "mais ou menos" a "muito satisfeito". Quanto ao sentido de auto-eficácia, os sujeitos têm percepção positiva de suas habilidades físicas, porém têm percepção negativa sobre sua auto-apresentação.

CONCLUSÕES:

Os dados nos permite inferir que a atividade física tem forte influência nos sentimentos de satisfação com a vida, percepção das habilidades físicas e, que esta, não tem conseguido aumentar, satisfatoriamente, a crença na confiança dos indivíduos na sua auto apresentação.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: idosos; atividade física; satisfação de vida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006